BOAS NOTICIAS
Camada de ozono está a recuperar
A camada de ozono está finalmente a recuperar, depois de décadas de redução, anunciaram ontem dois organismos das Nações Unidas.
A World Meteorological Organisation (WMO) e a UN Environmental Programme (UNEP) dizem, no entanto, que a camada protectora, que faz a filtragem das radiações solares, está a recuperar de uma forma mais lenta que o previsto.
Em algumas áreas da Europa, América do Norte e Ásia e ainda na Austrália, América Latina e África, essa camada protectora deverá voltar aos valores registados antes de 1980 apenas em 2049. Isto significa que será cinco anos depois da previsão feira pelos cientistas em 2002.
A informação avançada pelos dois organismos servirá de base para o debate, no próximo ano, sobre os efeitos do Protocolo de Montreal, de 1987, segundo o qual todos os países signatários iriam progressivamente abandonar o uso de produtos com efeitos negativos na camada de ozono.
Na zona da Antárctida, onde a camada de ozono se apresenta mais danificada, a sua recuperação está ainda mais atrasada, prevendo-se atingir valores aceitáveis apenas em 2065.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial