China/Ambiente: Autoridades encerram mil 500 fábricas poluidoras na região sul
Cantão, China, 02/08 - As autoridades da província de Guangdong anunciaram hoje o encerramento nos últimos três anos de mil 500 fábricas responsáveis por poluição no sul da China, visando a protecção ambiental.
As cidades de Hong Kong e Macau, localizadas no delta do Rio das Pérolas, estão afectadas com a poluição produzida na província de Guangdong.
O responsável do departamento de protecção ambiental de Guangdong, Li Qing revelou que o governo está a conceder subsídios a centrais de energia na região para instalarem dispositivos que permitam reduzir as emissões de dióxido de enxofre em 90 por cento.
O anúncio das medidas do governo de Guangdong, província localizada no sul da China, coincide com a visita do Chefe do Executivo de Hong Kong, Donald Tsang, a Cantão para debater aspectos de cooperação bilateral nomeadamente, os esforços conjuntos para combater a poluição do ar.
Apenas 18 por cento das fábricas na província de Guangdong possuem equipamentos adequados a redução das emissões de gás na ordem das 200.000 toneladas.
Responsáveis do governo revelaram que até ao final do próximo ano pelo menos metade das fábricas da província de Guangdong terão dispositivos destinados a reduzir as emissões de dióxido de enxofre.
Dados oficiais apontam que 70 por cento das emissões de dióxido de enxofre que atingem Hong Kong são provenientes do continente chinês.
Nos últimos três anos foram vistoriadas mais de 110.000 fábricas e encerradas pelo mil 500 algumas das quais pertencentes a empresários de Hong Kong, milhões de toneladas por ano para 1,1 milhões de toneladas em 2010.
O Conselho de Estado chinês prevê que as emissões de dióxido de enxofre devem ser reduzidas de 1,29 milhões de toneladas/ano para 1,1 milhões de toneladas até 2010. |
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial