RESPONSABILIDADE SOCIAL
Brasília - A 4ª Conferência Interamericana sobre Responsabilidade Social Empresarial, realizada pela primeira vez no Brasil, debate até amanhã (13) o impacto da responsabilidade social empresarial no desenvolvimento da sociedade. O objetivo é conscientizar o setor privado da importância das questões sociais e ambientais.
Abordando o tema “Um bom negócio para todos”, o Banco Interamericano de desenvolvimento (BID), o Instituto Ethos e a Federação das Industrias do Estado da Bahia (FIEB) escolheram Salvador para sediar o evento. De acordo com o presidente da FIEB, Jorge Lins Freire, a capital baiana foi escolhida por ser uma região menos desenvolvida.
Segundo ele, responsabilidade Social é ma forma que as empresas privadas têm para conduzir seus negócios, de maneira que estas se tornem responsáveis pelo desenvolvimento da sociedade. Empresas que fabricam produtos ecologicamente corretos, que ajudam instituições de caridade ou que oferecem cursos aos seus funcionários seriam exemplos socialmente responsáveis.
“Para a empresa, a responsabilidade social é uma forma de gestão extremamente importante, onde mudam as relações não só com os seus clientes, mas com o meio ambiente e isso dá um diferencial à empresa. Ela passa ser conhecida como uma empresa responsável. Uma empresa ética e isso passa a ser um bom negócio. É um diferencial nos negócios”, explicou Freire.
O ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, participoi da conferência ontem (11). Para o ministro, a maior responsabilidade das empresas é cumprir a lei e pagar os direitos trabalhistas. Ele defendeu que as empresas devem ter um papel social independente dos incentivos do governo.
“Não é uma questão de incentivo é uma questão de a empresa dar a sua contribuição. As empresas têm lucro, o lucro é justo, é razoável e é necessário para que as empresas possam crescer e competir, gerar novos empregos. O lucro que a empresa tem vem da sociedade, são as pessoas que compram. É um retorno. É justo que a sociedade tenha um retorno”, disse Ananias, em entrevista à Agência Brasil.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial