domingo, fevereiro 4

OPINIÃO DE FREI BENTO DOMINGUES





Num artigo hoje assinado pelo Dominicano Frei Bento Domingues, pode ler-se, n Público:

"3.- Em última análise, a grande suspeita em relação à pergunta do referendo está este fragmento da frase: "por opção da mulher". E porquê? Porque se julga que as mulheres não são de confiança. No entanto, foi a elas que a natureza confiou a concepçao e o desenvolvimento da vida humana, durante nove meses.

Para os cristãos, esta desconfiança em relação às mulheres deveria ser insuportável. Não se lê, no Novo Testamento, que a Incarnação Redemptora ficou para sempre dependente da decisão de uma mulher, Maria de Nazaré (LC. 1, 26-38)? Não foram as mulheres - e, segundo a cultura do tempo, não podiam testemunhar em tribunal - que são apresentadas, nos seus textos fundadoras, como as grandes testemunhas do processo de Jesus? Não foram elas que testemunharam que Ele está vivo,quando os apóstolos já tinham concluído que estava tudo acabado? Não foi maria Madalena a escolhida, por Jesus resuscitado, para evangelizar os apóstolos, para convocar para a missão?

E certo que os homens, logo que puderam, as subalternizaram. E, até hoje, por serem mulheres, estão, à partida, excluídas d serem chamadas para os ministérios da Igreja.

No debate sobre o referendo, receio que a Igreja - ao não dar sinais claros de respeito pelo pluralismo no seu interior - perca, uma vez mais, a ocasião de se manifestar verdadeiramente católica."

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial