domingo, março 25

«A Europa tem uma atitude vanguardista no âmbito das políticas climáticas, mas Portugal quer ir mais além em alguns aspectos e liderar o vanguardismo climático», garantiu esta sexta-feira, o secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosas, referindo-se a uma «cartada própria e pessoal em que o primeiro-ministro, José Sócrates, se está a empenhar».

«Durante muito tempo, o tema das alterações climáticas será uma das principais alavancas da Europa», reconheceu Humberto Rosas, que admitiu que um «partido tem de estar atento às áreas politicas emergentes».

Durante um debate subordinado às «Políticas Públicas de Combate às Alterações Climáticas», promovido pela distrital do Porto do PS, Humberto Rosas considerou que quem mais depressa chegar aos níveis regularizados por Quioto, mais depressa chegará a mais altos níveis de competitividade. «Quando se puxa pelo Ambiente, a economia vem atrás», aludiu.

Bush: «o Lobby do Petróleo»

«Cada vez mais, os cidadãos preocupam-se com as alterações climáticas» referiu Humberto Rosas, acrescentando que até «o lobby do Petróleo, George Bush», se vê obrigado pelos americanos a falar do assunto.

No campo político internacional, o secretário de Estado, que admitiu que «ainda há bem pouco tempo, não tinha a verdadeira noção das consequências ambientais em processo», lembrou as importantes contribuições de Al Gore, ainda que seja «alguém que se está a promover politicamente» e do economista Stern, que num estudo feito para o Reino Unido considerou que, no âmbito do ambiente, «agir custará 1 por cento do PIB, mas não fazer nada custará 20 por cento» do mesmo.

O responsável relançou ainda algumas novidades como a microgeração e produção descentralizada de energia, através dos painéis fotovoltaicos instalados em casas.

O secretário de Estado não se coibiu de enaltecer o papel de Sócrates, «um antigo e enérgico responsável pela pasta do Ambiente» e de, por outro lado, tecer duras criticas ao PSD, que quando no Governo tinha apenas uma política ambiental no papel».

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial