domingo, maio 28

Compartilhar uma inquietação...





É cada vez maior a importância que os meios de comunicação social têm na sociedade em que vivemos.
O uso dos meios de comunicação social tanto pode servir para promover a harmonia e a reconciliação entre os povos como para provocar incompreensão e conflitos. “Eles constituem um recurso positivo poderoso, se postos ao serviço da compreensão entre os povos; e uma ‘arma’ destruidora, se usados para alimentar injustiças e conflitos”.
Mas importa atentar ainda num aspecto particular: os “senhores” da comunicação social, e por se tratar de uma actividade humana, não controlam com suficiente amplitude e segurança os efeitos das suas opções ou omissões. Seleccionam como importante um tema ou uma notícia, mas não são capazes de medir nem conseguem nunca saber exactamente as repercussões que essa opção teve, tanto em termos positivos como negativos; sabem apenas, por experiência quotidiana, que o comum dos cidadãos não vai ouvir, ler ou ver da mesma maneira, antes farão leituras ou tirarão consequências diferentes do acontecimento transmitido ou noticiado.
Mesmo sem poder dominar completamente em todas as suas consequências as suas opções e decisões concretas, sabem, como comunicadores, para onde vai, para onde deve ir o caminho a percorrer.
Cada vez mais terá de haver a consciência de que a humanidade tem de jogar em conjunto o seu destino, o seu futuro, a sua sobrevivência.
Todos estamos, pois, de alguma forma cada vez mais implicados no bem comum universal, “na busca constante do bem dos outros como se fosse o próprio”. É por isso necessário apostar na educação das pessoas no que diz respeito aos meios de comunicação.
Neste processo educativo é fundamental começar por um conhecimento adequado da realidade: “Os meios podem mostrar a milhões de pessoas como são outras partes do mundo e outras culturas”. Mais ainda e como todos sabemos, há realidades que existem ou não existem conforme os meios de comunicação social lhes prestam ou não atenção. E há milhões de pessoas, que sobrevirão ou não conforme os meios de comunicação social lhe prestarem atenção e o modo como o fizerem.
Por isso, é importante pensarmos como andam os nossos meios de comunicação social. Como é que as pessoas vêm os meios de comunicação. E como desempenham estes o seu papel, sem dúvida essencial, na sociedade em que vivemos.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial