sexta-feira, agosto 11

UM EXEMPLO A SEGUIR





Instituto Português da Juventude recebeu 7.734 jovens nas suas instalações, no âmbito de vários projectos, e conseguiu ainda cativar 700 voluntários para vigilância florestal (esta iniciativa começou em Junho e irá decorrer até Setembro).
No âmbito da Ocupação de Tempos Livres, poder-se-á destacar que os 316 projectos seleccionados de 205 entidades envolveram 2.750 jovens dos 18 concelhos do distrito do Porto.
O delegado regional frisou que o “balanço da actividade é claramente positivo”, adiantando ainda que o PAAJ (Programa de Apoio às Associações Juvenis) permitiu apoiar 80 associações de todo o distrito do Porto com um total de 208 mil euros. Na globalidade de programas e projectos, o instituto investiu, através da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, cerca de 600 mil euros.
Realce-se ainda que o Gabinete de Apoio à Saúde e Sexualidade Juvenil recebeu em média 30 jovens por mês, o serviço de apoio jurídico uma média de 10 associações e o serviço de apoio à contabilidade associativa uma média de seis associações.

Gondomar destaca-se

O movimento associativo está também a beneficiar de uma dinamização ao nível da criação de sociedades. “Desde o início do ano inscreveram-se 17 novas associações e outras 20 encontram-se em processo de inscrição”. O responsável contextualizou que no distrito do Porto existem neste momento 115 associações inscritas na RNAJ (Registo Nacional das Associações Juvenis). A maioria destas sociedades compostas em superioridade por jovens até aos 30 anos situam-se na Área Metropolitana, mas Gondomar destaca-se em comparação com os restantes concelhos.

Relações Universidade e Autarquias

As juntas de freguesia e as câmaras municipais têm um papel muito importante no apoio à juventude e a sensibilidade da parte destas entidades é hoje uma realidade.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial