Bispo do Porto sofreu hemorragia cerebral
O bispo do Porto, D. Armindo Lopes Coelho, sofreu uma hemorragia numa zona profunda do cérebro. Internado desde anteontem no Serviço de Neurologia do Hospital de Santo António, ontem o bispo não conseguia falar, ainda que estivesse consciente e entendesse o que lhe diziam.
O prognóstico sobre o estado de saúde do prelado, de 75 anos, "depende da evolução nos próximos dias", segundo informou, à Lusa, a Administração daquela unidade hospitalar.
D. Armindo Lopes Coelho é diabético e sofre de hipertensão, o que, aliado à idade, complica a sua situação clínica, admitiu, à Lusa, o neurologista Rui Vaz. "São três factores de risco", explicou o especialista, considerando que a situação clínica do bispo "é difícil". O neurologista acrescentou que a recuperação completa do bispo "é sempre vista com reserva". "Se recuperar, pode ficar com sequelas", equacionou.
Rui Vaz explicou que D. Armindo Lopes Coelho tem o que tecnicamente se designa por hemorragia talâmica, um acidente vascular cerebral que se caracteriza pelo rompimento de um vaso sanguíneo, com acumulação do sangue num núcleo profundo do cérebro chamado tálamo.
O bispo tem também afasia motora, pelo que não está capaz de falar, embora entenda e execute as ordens que lhe são dadas.
Em comunicado no seu "site", a Diocese do Porto confirmou já o internamento do bispo, acrescentando que o seu estado é "estacionário, aguardando-se a evolução do seu estado clínico".
O bispo pediu em Fevereiro deste ano ao Vaticano que promovesse a sua substituição, uma vez que já havia completado 75 anos.
D. Armindo Lopes Coelho foi nomeado bispo do Porto em 13 de Junho de 1997, tendo tomado posse da Diocese em 29 de Julho do mesmo ano, depois de exercer idênticas funções na Diocese de Viana do Castelo.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial