Este dia foi promovido pela primeira vez em 1996 pela National Osteoporosis Society do Reino Unido, e patrocinado desde 1997 pela IOF (International Osteoporosis Foundation), tem vindo a ser celebrado desde o início pela APO (Associação Portuguesa de Osteoporose) na cidade do Porto, realizando todos os anos um certame comemorativo da data, que reúne milhares de pessoas.
A APO conta na sua Comissão Científica com especialistas de diversas áreas ligadas à Osteoporose e o apoio de vários serviços da Faculdaddee de Medicina do Porto interessados na investigação desta doença.
A Osteoporose, que significa osso poroso, é uma doença resultante da perda gradual da substância óssea que ocorre naturalmente com o envelhecimento, em todos os indivíduos. Isso produz fragilidade do osso e aumenta o risco de fracturas, especialmente da anca, coluna e punho.
Muito se tem falado e escrito ultimamente sobre os malefícios da osteoporose e como a sua presença pode alterar o bem estar de todos nós. A osteoporose é conhecida por ser uma doença s i l e n c i o s a, quase epidémica, de evolução s u r d a e p r o g r e s s i v a afectando sobretudo a população feminina.
O sedentarismo é hoje reconhecido como factor de risco comum a muitas situações de doença, com elevada prevalência nas sociedades industrializadas. Entre outras referenciam-se as doenças cardiovasculares, a Diabetes Mellitus de tipo II, a Obesidade, algumas neoplasias ou a OSTEOPOROSE.
Por isso é fundamental o papel do exercício físico como medida preventiva, mas também a prática de uma alimentação saudável.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial