quarta-feira, janeiro 24

Deficientes são as maiores vítimas de discriminação






A maioria dos portugueses considera os deficientes como as principais vítimas de discriminação, segundo concluiu um estudo do Eurobarómetro, divulgado, ontem, em Bruxelas.

A sondagem foi feita a propósito do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, que será lançado a 30 de Janeiro em Berlim, com a realização da Cimeira da Igualdade.

Neste estudo, denominado "Discriminação na União Europeia", 86% dos 1011 inquiridos portugueses consideram os deficientes os mais afectados pela discriminação, seguidos de 80% que pensam que são as pessoas com mais de 50 anos. Números que contrastam com a média europeia, com 79% e 69%, respectivamente.

A terceira causa de discriminação para os portugueses é a origem étnica, com 77% das respostas, seguido da homossexualidade com 71% e 42% a considerarem como desvantagem ser mulher. Os que professam uma religião diferente, os menores de 25 anos e o facto de ser homem também são causas referidas para se ser alvo de discriminação.

O estudo ainda revela que mais de metade dos inquiridos, 51%, não estão informados sobre os seus direitos no caso de serem vítimas de discriminação. No caso português, respondeu-se que o combate à discriminação passa pelas escolas e universidades, pelos meios de comunicação social, por acções do Governo e pela educação em casa e no local de trabalho.

Os valores são diferentes dos da média europeia, que consideram a origem étnica como a maior causa da discriminação, com 64%, seguido da deficiência, e da orientação sexual. Os que sentem mais dificuldade na procura de emprego são os mais velhos e os deficientes.

A sondagem realizou-se nos meses de Junho e Julho, nos 25 estados-membros da União Europeia e envolveu cerca de 25 mil entrevistas. Foi realizada a pedido da Comissão Europeia com o objectivo de auscultar a opinião dos europeus sobre a discriminação, medidas de combate e intervenção.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial