quinta-feira, dezembro 14

Investigação sobre Ciências da Saúde






O projecto de criação de um grande pólo de investigação sobre Ciências da Saúde no Porto está a consolidar-se e a interessar instituições nacionais e estrangeiras.

O pólo vai chamar-se Instituto de Investigação e Inovação em Saúde e terá como acrónimo I3S, em que o «3» significa potência e se refere ao mesmo tempo aos três I do nome e aos três institutos das áreas da medicina, Biologia e Biotecnologia cujas sinergias se propõe juntar (IBMC, INEB e IPATIMUP). “Essa consolidação passa, para já, pela acentuação da prática do concurso de grupos das três instituições a projectos de investigação nacionais e internacionais e pelo reforço dos três institutos em programas doutorais na área da Biomedicina”, afirmou o professor Manuel Sobrinho Simões.

Como exemplos desses programas, o director do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da universidade do Porto (IPATIMUP) referiu o GABBA, que cada vez recruta mais estudantes de doutoramento estrangeiros e a preparação de um programa de pós-graduação em Nanomedicina, que terá como «pivot» o INEB (Instituto de Engenharia Biomédica).

A proposta de constituição dessa nova estrutura - que passaria a ter mais de 500 investigadores, 230 dos quais doutorados - será submetida para avaliação no âmbito do Programa Quadro da União Europeia e Sobrinho Simões não tem dúvidas sobre o êxito do projecto. Alexandre Quintanilha, director do IBMC (Instituto de Biologia Molecular e Celular), outros dos impulsionadores do projecto, referiu que as três instituições irão contratar um grupo externo para estudar as características da sua inserção no terreno, de modo a torná-lo mais competitivo a nível internacional.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial