domingo, outubro 31

NA MAIA, A SEGURANÇA DAS OBRAS, O DESPREZO DOS CONTRIBUINTES

Estas são as condições de segurança, das obras que se estão a efectuar na Urbanização do Lidador, da responsabilidade dos SMAS.

Pois é, Sr. Administrador dos SMAS e Presidente da Comissão Política do PS/Maia, assim se faz oposição. Então o Sr. deixa, para além do saneamento dum competente técnico de segurança do SMAS, porque é do PS, que as obras estejam assim ?
Pois é, Sr. Presidente da Junta de Vila Nova da Telha, então, para além, de tecer louvores à venda do património e hipotecar o futuro da Maia, não tem nada a dizer ? O Sr. ainda é do PS.








E o Sr. Presidente da Câmara ? Onde está ? A fazer propaganda eleitoral ?

ARTIGO DE PAULO MENDO, PARA REFLECTIR SOBRE A SAÚDE EM PORTUGAL

Foi publicado o artigo seguinte, no Jornal "O Primeiro de Janeiro", de 28/10/2004, que de facto dá para reflectir e pensar.
A reforma da saúde
Há perto de dois anos, pouco tempo depois do início da cavalgada de mudanças que o actual Ministro da Saúde iniciou, disse em artigo neste Jornal (30. 01. 2003) que "nem tudo o que é mudança significa progresso e melhoria"
E continuava:"Por isso desconfio dos políticos que sistematicamente anunciam como mudança, benéfica e redentora, evidentemente, tudo o que fazem, substituindo o discurso racional pelo oco entusiasmo repetitivo e respondendo às críticas ou dúvidas dos outros pelo estafado e primário argumento de que são resistências à mudança"."... vejo com preocupação o que se está a passar na Saúde.Aí não há reforma, há mudança.
Mudança passou a ser palavra de ordem.Tudo está mal, nada se fez, ninguém pensou nos genéricos, ninguém pensou nas listas de espera, ninguém pensou na gestão hospitalar, ou, pior ainda, se pensaram nada fizeram ou apenas esboçaram umas tímidas experiências, mas agora sim, vamos salvar o mundo, tem sido este o discurso ministerial. E vai salvar-nos com a mudança!"
E terminava: "Espero que não tenhamos de pagar mais tarde custos elevados pelas mudanças salvadoras que este ministro está a fazer".
Quase dois anos passados a cavalgada continua. Nada foi seriamente avaliado.Uma metodologia de análise sem qualquer rigor científico, que esconde parâmetros, que ignora o passado, que seria inaceitável em qualquer trabalho académico, permite ao ministro anunciar ganhos em eficiência, em gastos, em custos, com corajosa demagogia. Mas mais mudanças se anunciam.:
- Mais umas dezenas de hospitais passarão a S.A.
- As taxas moderadoras passarão na ser escalonadas segundo a capacidade económica de cada doente.
- Irão mesmo ser construídos dez hospitais em parcerias público privado- No cartão do utente constará informação sobre a sua situação fiscal.
- A partir de 2005 o doente "inscrito para uma operação"(!) num hospital que tem atrasos no atendimento, passa para outro hospital (!) e, se também aí houver atrasos terá um "voucher" que lhe permitirá ir operar-se a uma qualquer clínica privada "contratualizada".
Assim vai a cavalgada em direcção ao futuroAinda sem avaliação da situação real dos trinta hospitais S.A. que justificação tem a extensão do processo a mais umas dezenas?
Será porque deixam de ser despesa pública e passam a investimento?
Garantia de maior eficiência e humanidade no atendimento não é com certeza.
Serão necessários dez novos hospitais? Onde estão os estudos que o demonstrem? É verdade que temos uma taxa de ocupação de 75%?
Se assim é onde está a prioridade? E porquê as parcerias? Já avaliaram o resultado deste método que estudos ingleses, académicos e sérios, contestam quer do ponto de vista económico quer, o que é pior, de qualidade de cuidados?
Sendo as taxas moderadoras apenas uma forma de disciplinar o acesso e nunca uma forma de financiamento da saúde, problema muito mais complexo que, esse sim, deveria ser urgentemente resolvido politicamente, porque será que o Ministério volta a afirmar a sua criação, sabendo que o Presidente da República a rejeita, bem apoiado na Constituição que lhe cabe defender? Será para se afirmar, depois, vítima impedida de continuar a salvar o Serviço Nacional de Saúde (SNS)?
- E quanto ao cartão do utente conter informação fiscal?
Será que o Sr. Ministro pensou dois minutos a sério nesta decisão? Sendo a informação fiscal de cada um de nós apenas segura no próprio ano, pensa o Governo emitir todos os anos novos cartões? E a Comissão que no parlamento tem a seu cargo a defesa dos direitos e garantias dos cidadãos vai deixar que um cartão imposto ao utente contenha informações privadas e não indispensáveis?
- E finalmente, a coroar este enorme chorrilho de iniciativas, a decisão de resolver as listas de espera pelo pagamento no sector privado da cirurgia que dois hospitais públicos não puderem realizar. Pelo que ouvimos ao Sr. Ministro não se trata de um doente que, não podendo ser atendido nos serviços públicos de saúde é transferido, com tudo pago, para o sector privado que, a partir daí, fica responsável pelo doente no que respeita à patologia cirúrgica em causa, mas sim da encomenda de uma cirurgia que passa assim a ser uma simples acto que se pode encomendar, voltando depois o doente ao seu prestador de origem.
Actos médicos em saldo! Supermercados da saúde! Onde está a Ordem, Deus meu? Onde está essa famosa Entidade Reguladora da Saúde?E o tal documento de pagamento, o tal "voucher", como é determinado o seu valor? Vai ser o valor do respectivo GDH (valor do grupo de diagnósticos homogéneos que os Hospitais calculam para efeitos de orçamento)? Será o valor encontrado por concursos públicos? E engloba o quê? O pós-operatório? As complicações tardias? As recidivas? E abrangerá todas as cirurgias de todas as patologias? Já se iniciaram negociações? Com quem?Sem ponderação nem bom senso, com um financiamento irracional e de penúria, com um défice anunciado de dois mil duzentos e oitenta milhões de Euros, o actual Ministério, numa fuga para a frente pretende rapidamente, numa legislatura, transformar o Serviço Nacional de Saúde numa grande "holding" cheia de administradores privados bem pagos, em que o Estado seja progressiva, mas rapidamente, reduzido a pagador do sistema e a prestação de serviços passe a ser garantida, sobretudo pelo sector privado. Em poucos anos, se esta política, oposta aos objectivos da social-democracia, continuar, ficará Portugal a braços com o sistema mais caro e mais incontrolável dos sistemas de saúde do mundo!
E menos humano e solidário.
Aliás o S.A. não quererá dizer Sem Alma?
*Médico - Ex-Ministro da Saúde (PSD)
Escreve no «PJ» semanalmente, às quintas-feiras

sábado, outubro 30

TO ALL AMERICANS

We, millions of Europeans, are worried with your elections and we are worried with a possible Bush's victory.

We appeal to this blog visitors to vote Kerry.

Doing so, you are contributing to a better world.


PARA COMPREENDER A MULHER NA IGREJA

A Editorial Verbo Divino (Espanha), publicou dois importantes livros:

"10 palabras clave en Teologia Feminista"



"Poemas de amor y de deseo - Cantar de los Cantares"



À medida que os ler colocarei aqui o que de mais importante, na minha opinião, encontrar, não deixando, porém, de recomendar a sua leitura.

http://www.verbodivino.es

"O CANTO E AS ARMAS" - 1970 DE MANUEL ALEGRE

De um leitor e colaborador assíduo deste blogue, publico.




Nos idos tempos de Junho de 1970, estando na colónia da Guiné, "em defesa" da Nação de Salazar, tive o privilégio de receber de um Amigo, pelo SPM (Serviço Postal Militar), o livro

O CANTO E AS ARMAS de Manuel Alegre - edição de 1970 de "Poesia - Nosso Tempo"

Recordando... palavras de ontem, Hoje muito Vivas !

Não é acaso se dizer que as letras de poeta são sempre actuais...

Assim, com devida vénia ao Ilustre Poeta, "copio":

pág.23

RAIZ

Canto a raiz do espaço na raiz
do tempo. E os passos por andar nos passos
caminhados. Começa o canto onde começo
caminho onde caminhas passo a passo.
E braço a braço meço o espaço dos teus braços:
oitenta e nove mil quilómetros quadrados.
E um país por achar neste país.


pág.29

O LONGO SONO

Depois da tempestade
o longo sono.
Os tributos. A fome.
E o estrangeiro por dono
deste país que já não tem no nome
a independência da palavra liberdade.



sexta-feira, outubro 29

INFORMAÇÕES SOBRE O ENCONTRO EUROPEU DE JOVENS, EM LISBOA

Notícias da Peregrinação de Confiança
Lisboa, 28 de Outubro de 2004


A televisão em S. Nicolau

Na sexta-feira, dia 29 de Outubro, parte da oração diária das 19:15 será filmada pela RTP. A oração seguirá o mesmo esquema dos outros dias e o objectivo será o mesmo de sempre: juntar pessoas que queiram terminar a tarde a rezar, com alguns cânticos, leitura bíblica, intercessões, silêncio... No entanto, nesse dia teremos a oportunidade de partilhar durante alguns segundos o ambiente que se vive em S. Nicolau com uma assembleia mais alargada. Seria bonito que muitos jovens participassem... todos estão convidados!

Todas as semanas, há orações comunitárias de segunda a sexta-feira às 19:15 na igreja de S. Nicolau e sábados às 13:00 na igreja da Portela.

Segunda-feira, dia 1 de Novembro, o Centro de Coordenação do Encontro, no Seminário dos Olivais, estará fechado.


Os códigos de identificação da paróquia

Há quase duzentas paróquias da Região de Lisboa que se estão a preparar para o Encontro Europeu. Para evitar confusões, a cada uma delas foi atribuído um código único. Este código é importante para a comunicação com o Centro de Coordenação. Pode consultar-se a lista de códigos na Internet:

http://www.taize.fr/pt_article1114.html


Base de dados para o alojamento

O Centro de Coordenação do Encontro fornece aos grupos de preparação um pequeno programa de computador que permite organizar todas as ofertas de alojamento que existem na paróquia, bem como enviar estes dados para o próprio Centro. Este programa de computador chama-se «2m2» e já está disponível na Internet. É possível fazer o download em:

http://www.taize.fr/pt_article1231.html


27 de Novembro: um encontro para todas as equipas de preparação

Este encontro vai abrir a fase final da preparação. Será uma ocasião para que as equipas de preparação das diferentes paróquias se reunam. Às 15:30 na igreja de S. Jorge de Arroios teremos uma oração comunitária. No final falaremos sobre as orações nas paróquias durante o Encontro Europeu e animaremos um ensaio de cânticos. Depois do ensaio de sábado passado, pensámos que seria bom fazer quatro grupos:
- para aqueles que conhecem mal os cânticos de Taizé e querem aprender sobretudo a voz principal
- para aqueles que já conhecem os cânticos e querem aprender as quatro vozes
- para os que querem saber como utilizar instrumentos
- para os que conhecem os cânticos e querem aprender os solos


Acreditem que são capazes!

Hannah, de Hamburgo, escreve:

Queridos amigos em Lisboa, há um ano, eu estava na mesma situação em que vocês estão hoje. Nas primeiras semanas, parecia-me que as pessoas de Hamburgo não queriam abrir as suas casas a estranhos. Foi uma altura em que nós, os mais jovens, andámos realmente muito tristes. Estávamos a trabalhar tanto, tentando que tudo fosse perfeito – mas não resultava! Por isso, foi uma grande surpresa quando, nas últimas semanas de Dezembro, cada vez mais pessoas começaram a oferecer alojamento. Mesmo no dia em que os jovens chegaram, vieram pessoas ter connosco a oferecerem lugares. Quando eu estava a telefonar a uma família para dizer que os jovens que iam receber tinham chegado e que podiam vir buscá-los, enganei-me e liguei um número errado. Apareceu uma senhora ao telefone, que não tinha ouvido falar do Encontro, mas espontaneamente ofereceu logo três lugares! Houve alturas em que pensei que as coisas não iam resultar, houve outras em que achei que era demasiado e houve outras ainda em que pensei em desistir – mas agora estou muito feliz por não ter desistido! Todas as vezes em que estava mais desanimada recebi uma nova esperança e força para continuar a trabalhar. O Encontro Europeu deu-me tantas coisas... Mas a melhor de todas foi a alegria dos jovens que recebemos. Estou certa de que irão ter um excelente Encontro em Lisboa. Continuem a tentar fazer tudo o que é possível e acreditem que são capazes!


Uma oração do irmão Roger

Jesus, luz dos nossos corações, depois da tua ressurreição, através do Espírito Santo visitas-nos sempre. Onde quer que estejamos, esperas sempre por nós. E dizes-nos: «Vinde a mim todos vós que sofreis sob o fardo e encontrareis descanso.»



Está inscrito(a) nas notícias da preparação do Encontro Europeu em Lisboa.

O Encontro terá lugar de 28 de Dezembro de 2004 a 1 de Janeiro de 2005 na região da Grande Lisboa.

Serão enviados e-mails algumas vezes por mês, com notícias sobre:
* reuniões, encontros e orações na região da Grande Lisboa;
* informações para as equipas de preparação paroquiais;
* a evolução no número total de lugares encontrados para alojar os participantes no Encontro;
* as actualizações do nosso site na internet;
* os encontros em Taizé;
* o programa do Encontro;
* reflexões e orações...

Este serviço é gratuito e terminará algumas semanas após o Encontro Europeu em Lisboa.

Novos inscritos: Para receber regularmente as notícias da preparação do Encontro Europeu em Lisboa, visite a página:

http://www.taize.fr/pt_article191.html

Para deixar de receber as notícias da preparação, clique na mensagem:

mailto:listserv@uni-karlsruhe.de?body=UNSUBSCRIBE%20TZ3-L

ou visite a página:

http://www.taize.fr/pt_article191.html

Os endereços que originem mensagens de erro serão automaticamente apagados desta lista.

Envie-nos os seus comentários, sugestões e ideias a:
noticias@taize-lx.net

http://www.taize.fr

TRATADO DA CONSTITUIÇÃO EUROPEIA

Nova Constituição Europeia já está acessível na Internet

A nova Constituição Europeia está disponível a partir desta sexta-feira para consulta na Internet, coincidindo com o dia em que os chefes de Estado e do Governo assinam o Tratado em Roma.

Segundo um comunicado emitido pela Comissão Europeia, o texto constitucional bem como toda a informação sobre o histórico tratado pode ser consultado em
um site da responsabilidade das instituições europeias.

Numa fase inicial, a página apenas estará acessível em alemão, inglês e francês, mas brevemente irá ser adaptada às restantes línguas comunitárias, acrescenta-se na nota.

LIVRO DE PINTURA: "Vieira Portuense"

Do livro "Vieira Portuense", da autoria de Paulo Varela Gomes, saído hoje com a edição do DN, mostro duas pinturas:


Sagrada Família, datado de 1790
Óleo sobre tela


Pietá
Óleo sobre tela

quinta-feira, outubro 28

NÃO AO, PISTOLEIRO BUSH, APELO AO POVO AMERICANO

Este Blogue é lido dos EUA, é o mesmo o segundo país a visitá-lo, por isso o meu apelo para não votarem no pistoleiro BUSH.
O mundo será outro se o candidato democrata ganhar.
Deixo aqui estas inacreditáveis frases, dum homem que é um perigo para a humanidade.

"Eu gostaria de ter estudado latim, assim eu poderia me
comunicar melhor com o povo da América Latina."

George W. Bush, Jr.

"A grande maioria de nossas importações vem de fora do país."

George W. Bush, Jr.

"Se não tivermos sucesso, corremos o risco de fracassarmos."

George W. Bush, Jr

" O Holocausto foi um período obsceno na História da nossa nação.
Quero dizer, na História deste século. Mas todos vivemos neste
século. Eu não vivi nesse século."

George W. Bush, Jr., 15/09/95

"Uma palavra resume provavelmente a responsabilidade de qualquer
governante. E essa palavra é 'estar preparado'."

George W. Bush, Jr., 06/12/93

"Eu tenho feito bons julgamentos no passado. Eu tenho feito bons
julgamentos no futuro."

George W. Bush, Jr.

"Eu não sou parte do problema. Eu sou Republicano."

George W. Bush, Jr.

"O futuro será melhor amanhã."

George W. Bush, Jr.

"Nós vamos ter o povo americano melhor educado do mundo".

George W. Bush, Jr., 11/09/97

"Eu mantenho todas as declarações erradas que fiz."

George W. Bush, Jr.

"Nós temos um firme compromisso com a NATO . Nós fazemos parte
NATO. Nós temos um firme compromisso com a Europa. Nós fazemos parte da Europa."

George W. Bush, Jr.

"Um número baixo de votantes é uma indicação de que menos pessoas
estão a votar."

George W. Bush, Jr.

"Nós estamos preparados para qualquer imprevisto que possa ocorrerou não."

George W. Bush, Jr., 22/09/97

"Para a NASA, o espaço ainda é alta prioridade."

George W. Bush, Jr

"O povo americano não quer saber de nenhuma declaração errada
que George Bush possa fazer ou não."

George W. Bush, Jr.

"Não é a poluição que está prejudicando o meio-ambiente. São
as impurezas no ar e na água que fazem isso."

George W. Bush, Jr.

"É tempo para a raça humana entrar no sistema solar."

George W. Bush, Jr.

quarta-feira, outubro 27

PINTURAS DE DALÍ



Persistência da Memória, 1931







Sono, 1937

terça-feira, outubro 26

OS JORNAIS LOCAIS

Estava a sair de casa, quando ouço na Televisão, o Director do Expresso, referir pressões do poder sobre or orgãos de comunicação social.
E lembrei-me:
Se se fizesse uma séria investigação sobre os Jornais locais, as pressões sobre os jornalistas e o silenciamento das vozes que não são poder nas localidades, haveria de concluir-se que a auto-censura e a censura é generalizada, salvo raras excepções.
E esta ?

ATENÇÃO AO TABACO

Hoje tenho uma reunião à noite, mas ficam em boa companhia, com este sítio sobre o tabaco.



clique aqui

segunda-feira, outubro 25

PINTURA DE MIRÓ



Uma Gota de Orvalho Caindo da Asa de um Pássaro Desperta Rosalie do Seu Sono à Sombra de uma Teia de Aranha. Joan Miró. 1939.

DOIS ARTIGOS NO "PRIMEIRO DE JANEIRO"

Amanhã será publicado um artigo, da minha autoria, na coluna MOSCARDEIRO:

"A MAIA À DERIVA"


E no próximo domingo, na coluna "ÁGUA VIVA", última página:


"FICA CONNOSCO, SENHOR"

ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL MAIAHOJE

Em 22 do corrente foi publicado,no Jornal Maiato Maiahoje, o seguinte artigo da minha autoria:


CONSTITUIÇÃO EUROPEIA VERSUS LEGISLAÇÃO PORTUGUESA

SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL


Embora remetendo para leis de enquadramento ou legislação avulsa, que específica, a estabelecer, a Constituição Europeia na alínea a), do Art.º. III-104.º, da Secção 2 (Política Social), do Capítulo III, não deixa de referir que a União apoia a "Melhoria, principalmente, do ambiente do trabalho, a fim de proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores", na alínea e) "Informação e consulta dos Trabalhadores" e no Artigo III -107.º, reafirma que a Comissão incentiva a cooperação entre os Estados Membros, nomeadamente nas alíneas b), e) e f), onde refere o "direito ao trabalho e às condições de trabalho", "À protecção contra acidentes e doenças profissionais" e "À higiene no trabalho".

Partindo destas premissas gerais a Lei 35/2004, de 29 de Julho, cuja entrada em vigor se verificou em 28 de Agosto de 2004, cumprindo também a Directiva n.º 89/391/CEE, do Conselho de 12 de Junho, relativa à aplicação de medidas destinadas a promover a melhoria da segurança e da saúde dos trabalhadores no trabalho e demais directivas deste âmbito, refere logo no seu Artigo 7.º a obrigação da entrega de um Relatório Anual da Actividade de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, vindo no Capítulo XXII, a referir-se objectivamente aos princípios da Segurança, Higiene e Saúde no trabalho, regulamentando, assim, o Artigo 280.º do Código do Trabalho.

Depois de assegurar a existência de Comissões de Segurança, Higiene e Saúde no trabalho e de definir o que se considera por empresas de "risco elevado", sublinha a condição da organização dos Serviços da Segurança: serviços internos, inter-empresas e externos, exigindo que os trabalhadores tenham formação que assegure os primeiros socorros, combate a incêndios e de evacuação. Nas empresas onde os Serviços de Segurança forem inter-empresas ou externos, deve ser nomeado um trabalhador, com formação adequada que represente o empregador (quando se refere "formação adequada", deverá ser entendida por formação validada, pelo Ministério da Tutela e da responsabilidade de organismo de formação acreditado).

O funcionamento destes serviços (Art.º. 239.º e seguintes), tem como objectivo o "estabelecimento e manutenção das condições de trabalho, a informação e formação dos trabalhadores e a consulta aos seus representantes, sendo que as suas actividades principais se traduzem pela prevenção e promoção da segurança e saúde", a actuação na fase do projecto, identificação de perigos e avaliação de riscos, elaboração de programas, sinalética, análise de acidentes de trabalho e de doenças profissionais, e elaboração de vários relatórios. As actividades são asseguradas por Técnicos Superiores ou Técnicos de Segurança e Higiene no Trabalho, acreditados para tal. Para assegurar a Medicina do Trabalho é necessário a habilitação própria.

A empresa deve comunicar ao Ministério da Tutela (organismo responsável), se optou pela organização de serviços internos, inter-empresas ou externos, e entregar o Relatório Anual destas Actividades no mês de Abril do ano seguinte.

Alteração importante é a que diz respeito aos representantes dos trabalhadores para a segurança, higiene e saúde no trabalho, e que regula o art.º. 277º. do Código Laboral. Os trabalhadores ou os sindicatos devem promover a sua eleição, sendo que cada lista deverá ser subscrita por pelo menos cem ou vinte por cento dos trabalhadores da empresa, comunicando ao serviços do Ministério competente a data do acto eleitoral, com a antecedência mínima de 90 dias da data do acto eleitoral, o que será publicado no Boletim de Trabalho e Emprego e afixado pelo empregador. Após o apuramento dos resultados, os mesmos são publicados no Boletim de Trabalho e Emprego.

Estas são algumas das disposições legislativas portuguesas, que como se compreende vem dispor uma série de articulados para os quais as empresas ou os organismos não estão devidamente informados, mas que são muitos importantes. Desde a Identificação de Perigos à Análise dos Riscos até às Auditorias, passando pelos Simulacros de Acidentes e as respectivas Acções Correctivas e Preventivas, existe toda uma panóplia de actividades que são necessárias implementar. Às organizações e empresas, talvez que o melhor caminho seja a certificação segundo a Publicação OHSAS 18001 e Norma NP 4397, para cabal cumprimento do pilar legislativo.

Não podem porém esquecer as organizações, que se a Norma é voluntária, a legislação não, e esta está em vigor a desde Agosto deste ano.

Joaquim Armindo
Deputado Municipal do PS
jarmindo@clix.pt
http://bemcomum.blogspot.com

FRIEDRICH - DUAS PINTURAS

Em livro de Norbert Wolf, foi publicado na Colecção do Jornal Público, Pinturas de Friedrich, de que deixo duas:





A abadia no Carvalhal, 1808-1810
Óleo sobre tela





Paisagem de Aldeia com Luz Matinal (A Árvore Solitária), 1822
Óleo sobre tela

domingo, outubro 24

INFELIZMENTE PRIMEIRO-MINISTRO



Ao lêr o Público de hoje,deparei com o artigo "Liberdade e Regulação", de Augusto M. Seabra, que começa comuma citação de Santana Lopes. Não posso deixar de aqui a colocar, para que a "vigilância",não esmoreça.

"Qualquer cidadão, infelizmente, é livre de dizer, a não ser que ofenda os outros"

Pedro Santana Lopes,infelizmente Primeiro-Ministro, em 6/10/2004

É ASSIM QUE SANTANA/PORTAS TRATAM A MAIA ?

Da leitura de hoje do Jornal de Notícias, fiquei a saber:


1.- De nada vale o corropio dos Ministros para a Maia, e do Presidente da Câmara para os Ministros;


2.- Dos 9 Municípios da Área Metropolitana do Porto, 3 descem nas verbas do PIDDAC, a Póvoa do Varzim, Vila do Conde e a Maia, e destes 3 a Maia está em segundo lugar nas verbas a receber,para menos;

3.- A Maia que em 2004 recebeu (?) 2,2 M€, em 2005 irá receber 1,8M€;


4.- O que a Maia vai ter: Construção do Tribunal, Quartel da GNR e Intervenções no Parque Escolar;


ESTE GOVERNO CUMPRE MESMO AS PROMESSAS. COMO SE VÊ !

OU SERÁ QUE JÁ NÃO QUER CONTAR COM O ACTUAL PRESIDENTE DA CÂMARA ?

A OPOSIÇÃO NADA TEM A DIZER ?

ALIMENTOS TRANSGÉNICOS - FIM DE LEITURA



Sobre a questão das patentes, Margarida Silva afirma (pág. 117):

"Se o conceito de patentear materiais vivos só por si já é eticamente duvidoso, e para alguns repugnante, alguns exemplos concretosde patentes da área alimentar, de entre dezenas de milhares já atribbuídas neste domínio, mostram que está em causa um grau de apropriação e controlo próximo do absoluto."
E como muito bem, coloca no seu livro, tudo isto também chega à guerra biológica (Pág.122):
" Esta atitude da administração americana nãoé de admirar no contexto de revelações posteriores no jornal New York Times,que trouxeram a lume a existência de programas militares de armas biológicas que incluem, por exemplo, a criação de uma estirpe de antrax transgénico com uma potência mortífera substancialmente aumentada em relacção às bactérias naturalmente existentes. (...) Estes seres, obviamente transgénicos, servem para matar pessoas mas não só : alguns têmpor alvo metais, betão e a "maquinaria bélica" adversária, outros preparam-se para destruir as culturas e gado comque exércitos e civis do lado inimigo se alimentam."
E a pág. 127:
" Só em 2001 as empresas de biotecnologia gastaram 5 milhões de euros numa campanha conjunta para convercer os mais reticentes (França, Dinamarca, Itália,Grécia,Áustria e Luxemburgo) de que os seus produtos eram seguros para consumo humano".
Quase para finalisar usando as palavras de Gandhi:
" A não-cooperação com a injustiça é um dever sagrado"
exorta os consumidores do milho e da soja, como de outros alimentos, porque (pág. 147):
" É um facto histórico que a indústria alimentar não gosta de consumidores com direitos -desde a identificação dos ingredientes até à marcação do prazo de validade em cada produto, as vitórias exigiram luta -, peloque não é de admirar que a indústria continue a resistir a quaisquer novas medidas que obriguem a alterar o status quo."
(...)
"Os consumidores e consumidoras mais cautelosos e motivados reconhecem ou intuem que a protecção individual através do boicote ao consumo dos OGM é apenas a primeira das dimensões de intervenção a que o cidadão tem acesso."
E um aviso, deixa (pág.155):
"A análise de risco começa por avaliar as alternativas: se existirem outros modos de atingir os mesmos fins ou de resolver os mesmos problemas com práticas já conhecidas, mais seguras e eficazes, não se justifica a exposição da sociedade a novos riscos que são, obviamente, inaceitáveis porque se tornam desnecessários."
Este livro da Doutora Margarida Silva,professora da Universidade Católica, não deve deixar de ser lido,por todos os que lutamos por uma outra sociedade.
Custo: 5,5 Euros
Páginas: 181
h

sábado, outubro 23

ALIMENTOS TRANSGÉNICOS - CONTINUAÇÃO DA LEITURA




No livro que estamos a ler, sobre Alimentos Transgénicos, da autoria de Margarida Silva, destacamos a persistência da autora na denúncia deste tipo de aalimentos, e da sua capacidade para ao leitor comum denunciar o que as grandes multinacionais pretendem fazer, sem olhar a meios.
A autora prossegue:
"O jacinto de água, por seu lado, é uma praga bem conhecida em Portugal, onde invade e abafa cursos de água, elimina outras plantas aquáticas e bloqueia o tráfego, tendo sido já considerada a maior praga do mundo."
(...)
"isto significa qua a cultura de OGM deverá ser activamente monitorizado durante várias décadas. Mas já é manifesta a pressão das empresas para que as culturas OGM sejam consideradas ambientalmente seguras e autorizadas em prazos muitissimo curtos." (...) "Por exemplo, se uma batata transgénica for letal para p escaravelho da batata, poderá igualmente ser tóxica para outros escaravelhos ou demais coleóptoros, incluindo aqueles que são benéficos para o agricultor, como as joaninhas."
Referindo os efeitos na Cadeia Alimentar (pág.71):
"Numa experiência com joaninhas alimentadas com insectos que por sua vez tinham sido alimentados com batatas transgénicas, as joaninhas sofreram marcada redução na sua fecundidade, viabilidade de ovos, e longevilidade, e amortalidade quase duplicou".
Quanto ao impacto a zonas mais pobres (pág.73):
"O impacto ambiental dos OGM no terceiro mundo pode revelar-se paraticularmente arrasador. É sobretudo nos países menos desenvolvidos com vastas florestas tropicais que a criatividade da natureza se manifesta numa multitude de espécies e variedades que representam, no seu todo, o capital biológico e genético do planeta, o grande recurso em caso de emergência agrícola."
Após contestar a validade da produtividade, destes alimentos, (pág.91), refere, citando a Associação Americana de Milho:
"Os OGM podem levar à ruína no coméricio da cultura especializada por causa da disseminação e contaminação do pólen assim como da contaminação nos sectores da produção das sementes...Isto levanta a questão de ser ou não possível a convivência realista entre culturas convencionais e transgénicas".
(...)
"À medida que cada vez mais espécies agrícolas forem sujeitas à engenharia genética e cada vez mais países permitirem o seu cultivo, é toda a cultura biológica que fica progressivamente encurralada."
E, na página 105:
"A entrada em cena dos OGM vem pois acelerar as tendências que deixam a agricultura, a biodiversidade e, em consequência, a sociedade e as gerações futuras, biológicamente empobrecidas e sem prespectivas."(...) " a adopção de transgénicos venha a aumentar a profundidade do fosso que separa a agricultura convencional da tão necessária sustentabilidade."(pág.106).
Desmistifica a resolução da questão da fome (pág.111):
"A causa principal da fome é a falta de acesso à comida - pobreza - e não afalta de comida à venda (...). É o leilão global e quem não tem dinheiro não pode arrematar para comer, seja ou não transgénico."
(CONTINUA)

MEDITAÇÃO


sexta-feira, outubro 22

JUVENTUDE SOCIALISTA CONDENA ACTUAÇÃO DO GOVERNO EM COIMBRA

Juventude Socialista condena veementemente a atitude contra os estudantes em Coimbra

A Juventude Socialista mostra-se chocada com o que aconteceu ontem durante a tarde, na entrada para o Senado da Universidade de Coimbra, em que os estudantes-senadores foram impedidos de entrar no edifício, tendo-se realizado a reunião do Senado à revelia dos estudantes.
A JS condena, ainda, com veemência a forma como a polícia geriu a situação e, em que, onde foram utilizados meios totalmente despropositados e inadequados à situação. Como gás pimenta, bastonadas e detenções. Para a Juventude Socialista impõem-se esclarecimentos claros e concisos por parte do Ministro da Administração Interna, que ontem nada sabia sobre o sucedido com o intuito de apurar a verdade dos factos e de forma a poder proceder-se disciplinarmente sobre os agentes infractores, conforme se vê nas imagens difundidas pela comunicação social.
Impõe-se, ainda, esclarecimentos por parte da Ministra da Ciência e Ensino Superior, que tutela a Universidade de Coimbra, para se saber se considera ou não democrática uma deliberação de um órgão em que quase metade dos membros foi impedida de participar. Com este intuito irão ser entregues, hoje, pelo Deputado Gustavo Carranca da JS, na Mesa da Assembleia da República, 2 requerimentos com vista aos esclarecimentos, ora do Ministro da Administração Interna, ora da Ministra da Ciência e do Ensino Superior.

Para mais informações, Visite-nos emwww.juventudesocialista.org

quinta-feira, outubro 21

NO PAÍS DA QUINTA DAS CELEBRIDADES E DO ORÇAMENTO 2005

Substância cancerígena em notas de 500 euros


Banco Central Europeu e a Organização Mundial de Saúde, revelaram que as notas de 500 euros contêm uma substância altamente cancerígena


B Felix diz que os trabalhadores e reformados portugueses estão totalmente fora de perigo!


(espera-se que o 1ºMinistro não desminta amanhã...)

PINTURA DE GREGÓRIO LOPES

Do livro de José Alberto Seabra Carvalho, sobre o Pintor Gregório Lopes, Colecção do Diário de Notícias.




A virgem com o Menino e os Anjos
Madeira, 1536-39





Visitação
Madeira, 1520-30

DA REVISTA VISÃO, DE HOJE


quarta-feira, outubro 20

NA COMUNICAÇÃO SOCIAL E EM COIMBRA

Hoje na Televisão, não estava a ver imagens de 1969, em plena crise académica; mas vi que o Governo a que Sampaio deu posse, usou das matracas, da polícia de choque, para impedir os estudantes de se manifestarem, e até prenderam um, usando gaz lacrimogénio.
Pensava que no meu Portugal do 25 de Abril não haveria mais destas coisas, próprias de um regime autoritário, musculado, e a lembrar práticas fascistas.
Cada dia temos uma nova, e são tantas que já não dá para descrever.
Hoje em Coimbra, o Governo de Portas/Santana mostrou as suas garras, não é um governo democrático. Um dia destes calam-me o blogue, ou então traçam a linha editorial e a grelha.
Hoje em Coimbra, o Governo mostrou que tem de ser demitido; o Ministro da pasta das polícias, nem sabia de nada !
Demissão é o que todos os democratas esperam, de quem já perdeu a cabeça: um dia destes acordamos amordaçados.

METÁFORA DO DIA

Participação de um leitor


Portugal é um pacote de arroz com bagos desiguais.

Um quinto da população come baguinhos,

a classe média come bagos

e depois há uma pequena minoriaque são «Os amigos do Bagão».

terça-feira, outubro 19

AO PODER, AO PODER, CATARINO VAI PERDER!

Na leitura do Primeiro de Janeiro de hoje, fiquei boquiaberto!

Então não é que o vereador da Câmara da Maia, que há 3 anos desobedece ao seu Partido, o PS, e aceita receber escudos primeiro, e depois euros, como ordenado de comer à mesma mesa do Orçamento, do PSD/CDS, vem agora atacar quem lhe paga!
O Sr. Dr. Jorge Catarino, montou um esquema:
Concorrer outra vez à Câmara da Maia, e por isso tudo fez. A verdade é que para ele tanto faz que o PS ganhe ou perca a Câmara da Maia, ou melhor, ele quer que perca, mas que continue a ser vereador e a receber como tal.
O PS/Maia, sofrerá mais uma derrota...o Sr. Dr. Jorge Catarino está agarrado ao poder e tudo fará para lá continuar.
Na política é preciso ética política, o que não é o caso. Haja bom senso, é justa a luta contra a candidatura de Jorge Catarino !

FEIRA FRANCA E RUI DIAS JOSÉ


NÃO ao fim do Feira Franca!NÃO ao despedimento do Rui Dias José!

PARA: Administração da Radiodifusão Portuguesa
Nem tiveram coragem para assumir que acabavam com o FEIRA FRANCA: interromperam a sua emissão a pretexto de umas férias que querem sem regresso. E agora ameaçam despedir Rui Dias José, responsável há mais de 10 anos por aquele Programa.Uma morte anunciada já em Abril do ano passado.
Nessa altura não contaram com a reacção de tanta gente (dos mais variados sectores da vida portuguesa) em defesa da Festa da Rádio e do direito de querer que nos contem este país e este povo. Tiveram de recuar... Mas, depois - empurrando o programa para horas impróprias - quiseram obrigar Rui Dias José a ser ele a sair do terreno.Como podem agora pretender que uma luta em defesa do FEIRA FRANCA e do Serviço Público de Rádio possa ter contornos de algum tipo de deslealdade para com a RDP? Quando era o prestígio e a imagem de utilidade pública daquela empresa que Rui Dias José estava a defender...!!!
No ano passado, em poucos dias, mais de um milhar de pessoas subscreveu um abaixo-assinado que denunciava e (rejeitava) a intenção de:"(...) matar o único programa de rádio que todas as semanas percorre uma terra de Língua Portuguesa. E que, em directo integral e ao vivo, viaja sons, músicas, sonhos, projectos, artes e sabores da Lusofonia. E que... é uma festa (num largo ou numa praça) sempre com muita gente à volta. E que... dá a palavra ao Portugal que habita fora dos grandes centros de decisão política e económica. E que... assume os valores das terras e das gentes, misturando canções da etnografia, com os acordes das bandas, os sons eruditos, o rock ou o jazz, as vozes dos corais, as palavras da poesia popular e os gestos das artes tradicionais..."Um ano depois, tudo volta a ser verdade:"Com um País cada vez mais confundido/associado às emanações do Conselho de Ministros (e leves derivações a São Bento e a Belém), com os cidadão cada vez mais arredados da participação e da intervenção política e social, a RDP surge apostada em calar o único espaço que – fugindo à padronização e homogeneização de comportamentos com que se pretende esmagar a multiplicidade e a riqueza cultural das diversas formas de ser Portugal - aposta em reencontrar sentidos de alegria e festa neste rectângulo da Europa do sul, nas ilhas atlânticas ou nos rostos e vozes que são a diáspora lusa."Mas agora a situação é mais grave: a RDP além de acabar com o FEIRA FRANCA quer ainda despedir o autor do Programa.
Não podemos por isso calar o nosso protesto, denunciamos a perseguição sistemática a que tem vindo a ser sujeito Rui Dias José e tornamos pública a nossa rejeição contra qualquer intenção de despedimento.Somos cidadão deste país, pagamos impostos, pagamos até a taxa de Radiodifusão, suportamos os custos de funcionamento da RDP, temos direito cívico a resistir a mais estes atentados contra a cultura e a identidade nacionais e a exigir que respeitem o sentir e a vontade de milhões de portugueses.
Queremos que o FEIRA FRANCA nos continue a levar nas suas viagens pela Alma, pelo Imaginário e pela Festa das comunidades que (dentro e fora de fronteiras) fazem e constróem este país. Queremos poder contar com uma Festa da Rádio que celebra a diversidade e a unidade dos sentimentos nacionais.CONTRA QUALQUER TIPO DE CENSURA,NÃO AO FIM DO FEIRA FRANCA!NÃO AO DESPEDIMENTO DO RUI DIAS JOSÉ!

The NÃO ao fim do Feira Franca! NÃO ao despedimento do Rui Dias José! Petition to Administração da Radiodifusão Portuguesa was created by Grupo de Amigos do Programa FEIRA FRANCA and written by Henrique Moura (henriquemoura@netcabo.pt).
This petition is hosted here at www.PetitionOnline.com as a public service. There is no endorsement of this petition, express or implied, by Artifice, Inc. or our sponsors. For technical support please use our simple Petition Help form.

UM REBELDE NA ASSEMBLEIA

Foi publicado, no passado dia 12 do corrente,um artigo da minha autoria, no Jornal Primeiro de Janeiro, na coluna MOSCADEIRO.

Ei-lo:


UM REBELDE NA ASSEMBLEIA



Quando em tom censório o presidente da Assembleia Municipal da Maia, chamou a atenção do líder da bancada do PS, para os actos de rebeldia constantes, que eu cometia naquela Assembleia, dei comigo tão perplexo, que não fora a pena censória do ministro Gomes da Silva contra Marcelo, seu companheiro de Partido, dias depois, pensaria estar perante um "grave atentado" à palavra e liberdade; mas não, agora sei que será uma contínua forma de viver com um governo, até a nível local, a precisar de umas lições do nosso Eça.

Ora sendo que um acto de "rebeldia" é uma "qualidade ou uma característica de rebelde", e este, o "que não se pode domar; domesticar, controlar", (conf. Dicionário Houaiss, edição de 2003); perante esta definição, fiquei mais tranquilo, mas profundamente preocupado com o significado tendencioso que o presidente da Assembleia da Maia, lhe quis imprimir.

O facto do presidente e da Mesa, me terem "cortado" a palavra vai para uma dúzia de vezes, ferindo mesmo o próprio Regimento, que para uns não se aplica, para outros, sim e com a severidade máxima, e mesmo quando recorro à própria Assembleia esta maioritariamente não me dar razão, é afinal muito mais grave do que pensava, na minha simples qualidade de autarca eleito, porque passou a ser uma prática cultural de um regime que pensava se tinha extinguido; E assim, estou realmente preocupado com o rumo de um País que não quero amordaçado, por mentes quiçá saudosamente hibernando do passado finado há trinta anos.

Com sete anos de Assembleia, começo a reconhecer a minha ingenuidade política, e então a definição da Houaiss, está realmente certa, aplicada ao meu caso; pois claro não me podem domar, nem domesticar e nem sequer controlar, sabem porquê?, porque fui eleito, e na defesa dos interesses daqueles que me elegeram não há força que me detenha, embora o senhor presidente da Assembleia o pretenda, e então até ouse querer mandar no líder do meu próprio Partido! É demais, para quem por todo o lado proclame o seu querer servir a Maia, a sua honestidade política e que não se serve de subterfúgios para dar os seus golpezitos.

Penso que não vai querer convocar a reunião dos líderes parlamentares, do PP(D), PS , CDU e Independentes, para fazer aprovar uma palavra de desagravo, à semelhança do que fez aquando o Deputado Fernando Moreira de Sá, que muito estimo, acabou por dizer umas verdades, em entrevista a um jornal local. Mas também se o fizer, saberá que continuarei a ser indomável, não domesticável e não controlável, e, portanto, só à força das armas me retirará da Assembleia.

Quem assistiu à última sessão da Assembleia Municipal teve ocasião de se aperceber da dualidade de critérios empregue, e até de que a oposição, essa sim, está a ser "levada". Se como diz, o senhor presidente, as Moções e Propostas, só são consideradas no início da reunião, o que de facto é um golpe de leitura interpretativa e abusiva do Regimento, como foi possível que o líder do Grupo da maioria apresentasse uma fora do tempo e um meu camarada de Partido, e depois eu próprio, não o pudéssemos ter feito ? Como é possível a trapalhada da votação das derramas e do Imposto sobre prédios, da qual nem sequer demos conta? Aliás, como a própria comunicação social, pôde constatar ?

É que estas matérias, previam numa, um pedido de Auditoria à Câmara, sobre o PER e PMR, e na outra todos sabíamos da votação consensual da oposição que seria votar contra. Não o permitiu, porém, o insigne Presidente, que, como se sabe prima e sempre primou pela isenção, desde que seja a favor da maioria. Falta-me saber (ou saberei ?), se estes tentáculos se reproduzem para fora da Assembleia, amordaçando e controlando.

No caso Marcelo, da TVI, ficou às claras a paradigmática actuação política destes senhores, que quando mandam, impõem mesmo, ou seja, exercem poderes ditatoriais sobre tudo o que se mexe, pois que será um inimigo!. Parece estarmos "na tropa", com o Ministro da Guerra a governar, e outro a exercer o poder. Razão tinha o combativo Deputado Municipal da CDU, não o actual, que quase pede desculpa quando intervém, mas o que tem mandato suspenso, quando confidenciava que sabia muito bem quem tinha como Presidente da Assembleia, naquelas noites de confronto com a condução das sessões.

Pois pode o Senhor Presidente da Assembleia Municipal da Maia, saber que, sem qualquer panaceia, exercerei sempre do meu direito ao que apelida de rebeldia, à indignação, porque indelével, da minha condição de eleito por sufrágio, que tem tanta valia, como os votos que o elegeram e à sua maioria. E aos meus concidadãos que votaram em mim, a esses, é que dou contas, e não a doutas figuras, por muito, ou não, respeitáveis que sejam.

Joaquim Armindo
Deputado Municipal do PS
jarmindo@clix.pt
http://bemcomum.blogspot.com

segunda-feira, outubro 18

AS VÁRIAS FACES DO ISLÃO

Continua excelente a Revista Além Mar, dos Missionários Combonianos. O número de Outubro dedica o seu destaque ao Islão, e aos caminhos da tolerência. Estes Missionários estão a ser uma voz proféctica.
No Editorial, o director José Vieira, apela:
"É altura de se promover uma espiritualidade de resistência. Que aponte alternativas viáveis para uma coexistência pacífica entre diferentes religiões e culturas".
Começando, por afirmar:
"O terrível sequestro terminou com um assalto atabalhoado emal coordenado por parte das tropas russas, que, segundo dados oficiais, fez cerca de três centenas de mortos. Acredita-se que o número real ultrapasse o meio milhar. O comandante terrorista aparentemente conseguiu iludir o cordão de segurança e escapar com vida."
Continua:
"Abdul-Rahman al Rashed, director da estação de televisão Al-Arabya, afirmou mesmo que "todos os terroristas do mundo são muçulmanos". De facto, o terror organizado parece ter encontrado um alfobre fértil no seio do Islão. Por razões tão diversas como os pontos de vista dos diferentes analistas.
O facto de o terrorismo surgir cada vez mais colado ao islão não deve levar, contudo, a culpabilizar a comunidade muçulmana pela espiral de ódio que varre o planeta. A grande maioria são cidadãos pacatos e vizinhos cordiais,com quem nos cruzamos muitas vezes sem sequer saber a fé que professam. Em Portugal são cerca de 30 mil.!"
e a terminar, o seu Editorial:
"...combata os fantasmas que assombram as relações numa sociedade global forçosamente multicultural e religiosamente plural.
A nivel das instituições, o diálogo inter-religioso pode ser um remédio para a desconfiança que se instalou entre os crentes. Mas também é indispensável o empenho pessoal."
Vale a pena ler este número de Além-Mar.
Preço: 1,10 Euros

domingo, outubro 17

CARLOS CÉSAR BATE JOÃO JARDIM

Os resultados na Madeira e nos Açores, demonstram claramente que o PSD de Santana Lopes, aliado ao CDS de Paulo Portas, estão a descer.
Se isto é verdade, também o é que o PS, deve assumir uma atitude de profunda humildade; é preciso saber ganhar como Carlos César, e não como João Jardim.
Por isso, Carlos César consegue maioria mais significativa do que João Jardim.
Ficava bem a João Jardim, saber ser político. Não o sabe, por isso não será a melhor pessoa para dirigir a Madeira.
O PP(D), não é a solução, nem sequer Nacional. Nem o será na Maia, o PS - Maia, deverá retirar as devidas conclusões também.

DA LEITURA DO PUBLICO, DE HOJE





Os EUA decidiram invadir o Iraque, com os seus aliados, e instaurar a sua democracia e liberdade. Todos temos observado a mentira dos EUA, e o que é o Iraque hoje. Não esquecemos que o anterior regime era despota e ditador; no entanto os cristãos não tinham ataques às suas Igrejas, agora com a protecção americana e subservientes, os cristãos são atacados, mesmo os anglicanos.
E qual é a resposta, Sr. Presidente Americano ? É esta a segurança e a liberdade humana, que quer instalar no Iraque ? São estes os seus direitos humanos ?

ALIMENTOS TRANSGÉNICOS -A LEITURA DA SEMANA

Editado pela Universidade Católica Portuguesa, foi editado o livro de Margarida Silva, Maiata e Doutorada nos Estados Unidos, "Alimentos Transgénicos – Um Guia para consumidores cautelosos."

O Livro está dividido em sete capítulos: 1) O que é a engenharia genética ?; 2) Quais são os riscos dos alimentos transgénicos para a saúde humana ?; 3) Quais são os riscos das culturas transgénicas para o ambiente ?; 4) Quais são os riscos das culturas transgénicas para a agricultura ?; 5) Quais são as implicações sociais das culturas trnasgénicas ?; 6) Que papel para os consumidores cautelosos?; 7) Que futuro?.

Tentarei transcrever, agora, algumas partes importantes dos três primeiros capítulos:



A autora, que começa o seu livro com Orwell "Em tempos de mentira universal, dizer a verdade tornou-se um acto revolucionário.", avisa imediatamente a seguir:

"Alguns serão tentados a colar a este livro rótulos que lhes evitem o incómodo de demonstrar o mal que dele se possa dizer. Radicalismo ou fundamentalismo são acusações habituais por parte de quem não se quer dar ao trabalho de reflectir em realidades que lhe não agradam."

Para afirmar (pág. 20), sobre os Organismos Geneticamente Modificados (OGM):

" Na medida em que não é possível eliminar as hipóteses extremas, a segurança das gerações actuais e vindouras só será maximizada através de um desacelerar acentuado da velocidade de adopção comercial de engenharia genética."

(…)

"Na medida em que determinado problema ambiental ou agrícola possa ser resolvido através de tecnologias suaves, culturalmente integradas, historicamente testadas, promotoras garantidas de sustentabilidade, descentralização e auto-suficiência local, qualquer intervenção que recorra à manipulação genética representa uma opção errada na medida em que envolve um perigo desnecessário."

(…)

" A engenharia genética não é mais que o conjunto de técnicas laboratoriais que permitem isolar, multiplicar, alterar e reorganizar genes, ou conjuntos de genes. Tal permite a transfer~encia de genes (…) um gene humano passa a fazer parte de um porco…"

(…)

"É fácil verificar que os transgénicos para a alimentação animal e humana actualmente presentes no mercado europeu e americano são totalmente desprovidos de novas características que possam tornar esses alimentos apelativos do ponto de vista dos consumidores."

Depois de explicar os perigos resultantes do uso da soja e do milho geneticamente modificados, e de todos os outros produtos, refere (pág. 46):

" O consumo de alimentos transgénicos tem o potencial de induzir alterações no sistema imunitário, o responsável máximo pela protecção contra a doença. Já está demonstrado em ratinhos de laboratório que o DNA (transgénico ou não) presente nos alimentos, ao contrário do que até há pouco se suponha, não é completamente destruído no aparelho digestivo, podendo os fragmentos ser absorvidos para o sangue através da parede intestinal e depois incorporar-se no genoma de células em vários órgãos, como o fígado ou o baço."

E na pág. 57:

" Outra preocupação relativamente ao impacto dos OGM na saúde prende-se com a poluição associada ao seu cultivo. Na medida em que a maior parte que os OGM são cultivados pela sua resistência a herbicidas como o Roundup, a concentração destes compostos tóxicos no meio ambiente (água, solo, ar), para além do próprio alimento, vai necessariamente aumentar. E um meio ambiente mais contaminado é algo que não faz bem a ninguém."

O livro, que merece ser digerido, tem 180 páginas, e é um grito de alerta contra os alimentos transgénicos, muito bem elaborado.

Para contacto: www.ucp.pt/uceditora/


(Continua)

PINTURA E ARQUITECTURA DE HUNDERTWASSER

Da autoria de Pierre Restany, é hoje publicado na Colecção do Jornal O Público, pintura da arquitectura de HUNDERTWASSER, o Pintor-Rei das Cinco Peles.
Como sempre tenho feito, deixo hoje, dois trabalhos da sua pintura da arquitectura.




Casa Hundertwasser, habitação social, Viena, 1983-86
Trata-se de uma encomenda da Cidade de Viena





Pintura de casas.


Pela importância deixo uma frase do artista:

"A ARTE PELA ARTE É UMA ABERRAÇÃO, A ARQUITECTURA PELA ARQUITECTURA É UM CRIME"

sábado, outubro 16

ARTE SACRA E ARTESANATO EM MOREIRA DA MAIA

Numa inciativa da Junta de Freguesia, está aberta de 15 a 24 de Outubro, uma Mostra de Arte Sacra e Feira de Artesanato. Já na 18.ª Edição merece a visita atenta de todos; uma realização descentralizada e que tem o mérito de levar arte a quem normalmente não a vê.
Era, no entanto, necessário que fosse mais divulgada.

Aqui ficam quatro peças expostas.



Nossa Senhora da Graça, S. Tiago e S. António
de Eduardo e Jesus Pias



Cavaleiro
de José Fílipe

sexta-feira, outubro 15

ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL "PRIMEIRA MÃO", EM 8/10/2004

No Jornal semanário "Primeira Mão", foi publicado um artigo da minha autoria, que aqui partilho:
AS REFLEXÕES DE UM MILITANTE


José Sócrates ganhou por uma esmagadora maioria as eleições e o Congresso do Partido Socialista, obtendo toda a legitimidade democrática para assumir o cargo de secretário-geral. As, diria mais, a sua vitória pelos números expressos não é tão contundente, como se os seus camaradas concorrentes obtivessem percentagens mais elevadas; é que ganhar por mais de oitenta por cento, cheira a bafio e próprio de um apoio que não é unânime de entre os seus votantes.

Vejamos o porquê desta afirmação, no plano das ideias e da vida interna do Partido. Não tenhamos medo e prossigamos o debate, porque este exercício foi bem vivo durante a campanha mercê de quem ousou colocar as questões sem constrangimentos. E também não é agora, nem será nunca, que me tirarão a liberdade de opinar. A unidade, constrói-se na pluralidade de opiniões, e o Múltiplo só é Uno, quando a frequência holística for uma constante na prática política de cada um de nós, e não o é. A unidade é construída, com as minorias, numa intercultura sólida, que não cassação ao direito e dever da discordância, ou então estaremos numa qualquer União Nacional.

No plano da vida interna, tenho em mente o caso paradigmático da Maia, onde, antes e depois, a "central de interesses" instalados bem se fez sentir, e cujos votos em José Sócrates foram imediatamente apropriados por quem quer à força ser candidato à Presidência da Câmara da Maia, mesmo que os militantes não o queiram, porque a derrota será certa. Não afirmo que Sócrates tenha culpa, ou mesmo incentivado esses actos, mas que vai ter que viver com eles, isso vai, e os mesmos que hoje o aplaudem, serão aqueles que amanhã o apunhalarão. É evidente que muitos militantes na Maia o apoiaram pelo seu querer e pensar, muitos caminhamos lado a lado nas lutas pela Maia e esta divisão foi pontual: a esses quero dizer que estaremos sempre do mesmo lado da barricada.

Na Maia a candidatura de Manuel Alegre impugnou duas eleições, por não se respeitarem os Estatutos, ausentando-se, os autores, das mesas de voto. Existiu quem fosse autêntico cacique manipulador até de consciências e fosse além, mentindo sobre os apoios às outras candidaturas. Quem andasse continuamente com mensagens de telemóveis, batesse às portas das casas, com medo que na pretensa sua Secção não conseguisse os votos que possam guindar a outros voos, nomeadamente o do executivo municipal. Aqueles, que honestamente apoiaram José Sócrates na Maia, bem sabem que estas palavras são verdadeiras e que não existirão condições de unidade com caciqueiros, que até da sua profissão se servem para quiçá, moldar consciências. Isto não se chama mau perder (que não foi o meu caso, apoiando Manuel Alegre), mas reflectir sobre os métodos de que alguns deitam mão, para colocar os seus interesses pessoais e de clã, acima de tudo, e se colarem a prováveis vencedores, relegando o Partido e o País para as antípodas do colectivo e bem comum. Neste Concelho, como em Aldoar (Porto) ou em Guifões (Matosinhos) e um pouco pelo País, o caciquismo pontuou. É a "central dos interesses" que todos temos de combater.

No plano das ideias, dos programas concretos, não das Moções as quais terão sido lidas por número limitadíssimo e já estão na gaveta, sempre estarei atento à junção ou não, de propostas das outras candidaturas, que Sócrates foi tornando suas. O Partido Socialista dirige-se a todas as mulheres e homens de boa vontade, interclassista é verdade; mas deve focalizar a sua acção nos trabalhadores, nos marginalizados, naqueles que não têm voz, nem vez, e isto é social-democracia e socialismo. Tentar apagar esta característica será, certamente, uma viragem a uma pretensa modernice e à perda daqueles que mais devemos defender; será não compreender os sinais dos tempos. Na gestão da função pública ou privada, submetê-la a ditames economicistas e de pretensa responsabilidade social, esquecendo como se gere, pela qualidade, ambiente e segurança e até na ética, numa clara cultura organizacional de que o lucro é um somatório de dinheiro e bem estar das partes interessadas, é relegar a tradição socialista e humanista, o pensamento aceite desde sempre e em todos os lugares e a razão do nosso ser existencial. Dois exemplos, a que poderia juntar a ponderação urgente sobre a saída da GNR do Iraque, assunto sobre o qual o meu secretário-geral deve não ter medo de reflectir, pois não foi por estas questões que obteve a esmagadora maioria dos votos.

Enquanto, que fui, coordenador da Comissão de Apoio da Candidatura de Manuel Alegre, na Maia, desejo reafirmar a minha liberdade de pensar, porque ninguém "cortará o bico ao rouxinol" .

Joaquim Armindo
ex-Coordenador da Comissão de Apoio a Manuel Alegre, na Maia.
jarmindo@clix.pt
http://bemcomum.blogspot.com/

"O DESAFIO" - JORNAL DA COMUNIDADE PAROQUIAL DE S. JOÃO DA FOZ DO DOURO

Vai ser amanhã publicado mais um número do jornal "O Desafio", trimestral, da Comunidade Paroquial de S. João da Foz do Douro.



www.jornaldesafio.com

onde é publicado um artigo da minha autoria e de Lurdes Alves, que aqui deixo:

Partilha e Missão


A SAGRADA ESCRITURA NA VIDA DA IGREJA


Começarão em breve as comemorações do 40º. Aniversário da Constituição Dogmática Dei Verbum (A Revelação Divina), promulgada em 18 de Novembro de 1965, e que constituiu um dos passos mais importantes do Concílio do Vaticano II na Acção Pastoral , que deve ser sempre baseada na Palavra de Deus.

A Revelação Divina é dar a conhecer Cristo, facilitar ao Homem o conhecimento das coisas divinas e chegar a Deus. Assim, juntamente com a Tradição e a Razão, constitui o meio com que Deus se dá a conhecer e leva o homem a participar da Natureza Divina.

A Palavra Divina, assente nas Sagradas Escrituras, é o ponto de partida para a acção espiritual e pastoral da comunidade, constituindo, pois, a caminhada fundamental, na formação e acção de cada cristão. Falar em Educação, Formação e Catequese, sem ter por base a leitura e o estudo da Bíblia, como Formação Contínua, é como não procurar os traços da sua própria identidade.

Para não nos tornarmos "pregador vão e superficial da palavra de Deus, por não a ouvir de dentro", como refere o ponto vinte e cinco, da Dei Verbum, é necessária "uma leitura assídua e um estudo aturado", tendo "obrigação de comunicar aos irmãos a grandíssima riqueza da Palavra Divina", por isso deveremos neste ano reflectir o quanto a estudamos e, sobretudo, comunicamos.

Ora se isto não acontecer, "a ignorância das escrituras é ignorância de Cristo", constitui um desafio à nossa Comunidade estas palavras que a Dei Verbum, transcreve de S. Jerónimo. E por isso, não existe Educação, Formação ou Catequese, se não estiver intrinsecamente ligada à Bíblia, como uma oração diária e permanente.

A Palavra de Deus é ponto de referência permanente da comunidade cristã e um livro de oração pessoal e comunitária, pelo que não pode existir substantividade da Fé, e acção criadora do trabalho pastoral, sem esta revisão de vida das comunidades e dos grupos.

Para tal, todos os agentes de pastoral (leitores, catequistas, ministros da comunhão, os membros dos vários grupos, como os dos coros, oração, convivas, conferências e os dos conselhos de pastoral e outros), devem nas suas reuniões ou na sua família e privadamente:

- Ler e estudar a Bíblia, de forma assídua (Actos dos Apóstolos 1,14), e pessoalmente diária, afim de que a possa tornar sua, permanecendo no coração. O Espírito Santo, estará com cada um, desde que, como Maria, perante esta meditação, afirme, "Eis a (o) serva (o) do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lucas 1,38).

- Proclamar a todos os outros as experiências havidas por esta meditação da Palavra, de tal forma que a riqueza possuída no seu coração por essa prática, seja um espelho de alegria para toda a Comunidade.

- Aprender "a sublime ciência de Jesus Cristo", consubstanciada pela leitura frequente das Divinas Escrituras e muito em especial na leitura comunitária.

- "A leitura da Sagrada Escritura deve ser acompanhada de oração, para que seja possível o diálogo entre Deus e o Homem", isto é, na participação activa e no silêncio, deixar que o Espírito penetre em cada um de nós.

- Tornar acessível a todos os homens de boa–vontade a Palavra de Deus, fazendo-a difundir quer pela proclamação, quer pela nossa prática, talvez a melhor forma de outros sentirem a diferença de atitudes e procedimentos.

No inicio de mais um ano de formação catequética, aos mais vários níveis, e ao mesmo tempo do da comemoração da Dei Verbum, compete-nos a todos escutar os problemas reais – sinais do tempo – do povo e do mundo, escutar a Palavra–chamamento de Deus, e sermos fortalecidos pelo Espírito Santo, no sentido de na nossa história concreta, podermo-nos constituir uma comunidade de partilha e de missão, na cidade, quais profetas, não da desgraça, mas da abertura ao mundo, onde pela nossa humildade, sejamos fazedores de uma humanidade outra.

E isso conseguiremos se a nossa opção for a da doação fraterna, e então não suplicaremos como no Salmo 69, "Salva-me, ó Deus,/porque as águas quase me submergem;/estou a afundar-me num lamaçal profundo,/não tenho ponto de apoio;/entrei no abismo de águas sem fundo/e a corrente está a arrastar-me", para proclamarmos o Salmo 23, "O Senhor é o meu pastor: nada me falta./Em verdes prados me faz descansar/e conduz-me às águas refrescantes".

Lurdes Alves e Joaquim Armindo

quinta-feira, outubro 14

REFERENDO SOBRE O ABORTO

Ouve-se dizer que em Portugal vai ser, de novo, referendado o aborto.

Ao que foi conseguido apurar, a questão que será exposta aos cidadãos jáestá formulada e é aqui avançada em primeira mão.

A saber:

Qual a sua opinião sobre o aborto?

a) Tem sido um bom primeiro-ministro.

b) Tem sido um primeiro-ministro ineficaz.

c) Nem sequer tem sido primeiro-ministro.

PINTURAS DE HENRIQUE POUSÃO

Em livro de António Rodrigues, sobre o Pintor Henrique Pousão, publicado pelo Diário de Notícias, duas pinturas:

Cecília
Óleo sobre Tela - 1832


Casas brancas de Capri,
Óleo sobre tela - 1882

quarta-feira, outubro 13

ESPANTADO, MELHOR DESOLADO E ESPANTADÍSSIMO

Vi o Primeiro-Ministro de óculos, numa cadeira alta, com o corpo a fugir-lhe mesa abaixo, e ouvi-o a dizer palavras sem nexo, sem o mínimo de verdade, quais "conversas de família".
Vi o Presidente do Governo Regional da Madeira (que com este Primeiro-Ministro, bem podia ser Presidente da República), a fazer propaganda eleitoral na Madeira, e cada palavra, cada asneira.
Senti a censura, a censura na Televisão, na Rádio, nos jornais, também nos locais.
E nem queria acreditar. Estamos no País das maravilhas, da asneira, das promessas e da mentira.
Vejam bem ! Os funcionários públicos vão ter aumentos, isto é, 2%, igual número da inflação, que aumento é este ? 2-2=0 ?
Estarei enganado ? Sonhei ?
Também sonhei que no Concelho da Maia, a sua Câmara deu as boas-vindas a todos os professores, como Concelho modelo, e agora uma escola na Freguesia de Gueifães, ainda não abriu as portas ?
Sr. Presidente da República, já viu todas as trapalhadas deste Governo, a que deu posse ?

O ENCONTRO EUROPEU DE JOVENS EM LISBOA

Preparar Juntos

Há 27 anos que a Comunidade de Taizé prepara anualmente um encontro europeu de jovens numa grande cidade do continente europeu. Esses encontros fazem parte de uma «peregrinação de confiança na terra» iniciada pela comunidade nos anos 70. Os últimos encontros tiveram lugar em Hamburgo, Paris, Budapeste e Barcelona e reuniram sempre mais de 50.000 jovens. Como é a primeira vez que um encontro europeu terá lugar num extremo da Europa, é difícil prever antes de Novembro quantos jovens participarão no encontro em Lisboa. É provável que este número seja inferior ao dos últimos encontros, devido à distância e ao tempo de viagem necessário para chegar a Lisboa.

Tempo de descobertas...

A experiência dos últimos anos mostra que a preparação, tal como o próprio encontro, são vividos como um tempo que entusiasma as comunidades e permite fazer descobertas: – Descoberta da comunidade local: que grupos, pessoas comprometidas ou movimentos poderão dar um testemunho durante as manhãs do encontro passadas na paróquia? – Descoberta da generosidade de quem vive à nossa volta: que pessoas do nosso bairro, cristãs ou não, estarão dispostas a abrir a porta de sua casa a jovens que não conhecem? – Descoberta da universalidade da Igreja: de que forma nos enriquecemos partilhando a nossa fé com pessoas de outros países, culturas e tradições?

Alguns irmãos de Taizé, juntamente com algumas irmãs de Santo André e uma equipa de jovens voluntários, estarão em Lisboa desde meados de Setembro. Irão visitar as paróquias e os grupos de preparação, mantendo o contacto com cada paróquia até ao final do encontro. De segunda-feira a sábado haverá também uma oração animada pelos irmãos de Taizé numa das igrejas da Baixa.

Programa do Encontro (resumo)

Domingo 26 de Dezembro, mais de 2000 jovens chegarão a Lisboa, para ajudarem a acolher os restantes e a preparar a animação nas paróquias e nos locais de alojamento colectivo.

Terça-feira 28 de Dezembro

A partir das 6h da manhã e até ao fim da tarde: primeiro acolhimento. Este primeiro acolhimento será em locais diferentes, no centro de Lisboa, consoante a nacionalidade de cada participante. Cada um recebe um passe para os transportes públicos, um cartão para as refeições e um mapa de acesso à paróquia que o acolherá durante o encontro. Os jovens dirigem-se depois às paróquias, onde haverá um segundo acolhimento. 17h – 18h30 Jantar na FIL (Parque das Nações) 19:30h Oração nos pavilhões da FIL

De quarta-feira 29 de Dezembro a sexta-feira 31 de Dezembro

Pequeno almoço nas famílias (ou nos locais de alojamento colectivo) 8h30 Oração nas paróquias. Um esquema com textos em todas as línguas será fornecido. Esta oração será animada pelos jovens da paróquia e pelos participantes. A seguir à oração formam-se os grupos de partilha. Cada manhã será proposto um tema de reflexão. Haverá sempre a possibilidade de serem organizadas visitas ao bairro ou encontros com pessoas que sejam «testemunhas de esperança», que vivem compromissos em diferentes áreas. 12h – 13h Almoço (FIL) 13h15 Oração (FIL) À tarde, encontros por tema («workshops») na FIL ou noutros lugares da cidade. 17h – 18h30 Jantar (FIL) 19:30h Oração (FIL) Dia 31 de Dezembro às 23h haverá em cada paróquia uma Vigília de Oração pela Paz seguida de uma «Festa das Nações».

Sábado 1 de Janeiro

Participação numa das celebrações eucarísticas da paróquia. Almoço nas famílias. Partida dos autocarros, de Lisboa, pelas 15h.

Tarefas dos Grupos de Preparação

Em cada paróquia será constituído um grupo de preparação. O grupo reúne-se regularmente a partir de Outubro. Os irmãos de Taizé e jovens voluntários apoiam estes grupos e acompanham a preparação, participando sempre que possível nas reuniões. As tarefas dos grupos de preparação são as seguintes: 1. Sensibilizar os jovens para o encontro. Convidá-los a participar no encontro e, se possível, a ajudar na preparação. 2. Procurar alojamento para os participantes. O ideal seria que todos fossem acolhidos em casas particulares! Isso exige um grande trabalho de divulgação do encontro e de contacto directo com as pessoas (mesmo com quem não costuma ir à igreja). Será também necessário procurar locais de alojamento colectivo, para o caso de não serem encontradas famílias que acolham em número suficiente (comunidades religiosas… mas também escolas, ginásios e salões paroquiais com chuveiros e aquecimento). Como é possível informar e motivar as pessoas? Colocar cartazes, fazer anúncios nas reuniões dos diferentes grupos da paróquia e nas missas, fazer um «termómetro da hospitalidade» para manter os paroquianos informados sobre o número de lugares que ainda falta encontrar, escrever artigos nos jornais locais, participar nas mais diversas actividades locais, visitar comunidades, associações, escolas, responsáveis da Câmara Municipal… 3. Preparar o dia da chegada (28 de Dezembro) … e a repartição dos participantes pelas diferentes famílias que se ofereceram para acolher. 4. Preparar o programa das manhãs do encontro (orações e tempos de partilha). Serão fornecidos com antecedência textos nas diferentes línguas com o esquemas de oração e com temas de reflexão. Preparação, também, do programa da noite de passagem de ano (vigília de oração e festa das nações).

As Etapas da Preparação

A partir de meados de Setembro, irmãos da comunidade de Taizé, uma equipa internacional de jovens voluntários e algumas irmãs de Santo André estarão em permanência em Lisboa. Eles entrarão em contacto com os responsáveis de cada paróquia, das escolas e dos movimentos para informar e propor datas de reuniões em cada paróquia, com vista à formação dos grupos paroquiais de preparação (final de Setembro/princípio de Outubro). A partir desta altura, a preparação do encontro desenvolve-se sobretudo a nível paroquial. Um voluntário de Taizé permanece em contacto com cada paróquia. O grupo de preparação reúne-se com regularidade. Um irmão de Taizé ou um voluntário estarão ao dispor para falar durante algumas celebrações dominicais. Nas paróquias, poderão também ser organizados um ou dois serões informativos, para aqueles que querem saber mais sobre o encontro e para famílias que oferecem alojamento. No final de Novembro teremos que fixar uma estimativa do número de pessoas que podem ser acolhidas em cada paróquia e em meados de Dezembro o número definitivo. Uma boa forma de preparação para o encontro em Lisboa será certamente a participação nos encontros de Verão em Taizé. Indo a Taizé, os portugueses terão também oportunidade para convidar jovens de outros países a ir a Lisboa no fim do ano.

Como ajudar?

Em Maio, alguns irmãos estiveram em Lisboa e começaram a convidar jovens para fazerem parte das equipas de preparação paroquiais. Neste momento já há mais de quinhentos voluntários, provenientes de cerca de 100 paróquias de toda a região de acolhimento. No entanto, é preciso encontrar ainda mais jovens para reforçarem as equipas destas paróquias e também jovens que se disponibilizem para ajudar nas dezenas de paróquias que ainda não têm nenhum membro da equipa de preparação. Aqueles que quiserem ajudar a preparar o encontro na região de acolhimento, durante o período que vai de Setembro até ao fim do ano, poderão fazer o dowload da ficha de contacto e enviá-la depois a Taizé por e-mail, fax ou correio.

Informações

Taizé – Encontro Europeu de Jovens Seminário dos Olivais 1885-076 MOSCAVIDE
Telef.: 21 944 92 00 Fax: 21 944 92 01 [Email]

terça-feira, outubro 12

AFINAL O CÓDIGO LABORAL VIOLA DIRECTIVA COMUNITÁRIA

in SIC noticias online:


UGT e CGTP congratulam-se com decisão da UE
Centrais sindicais garantem que alertaram o Governo

A CGTP e a UGT mostraram-se hoje satisfeitas com a decisão do Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias, que condenou Portugal pela violação da directiva comunitária que regulamenta os despedimentos colectivos. Os trabalhadores portugueses abrangidos por despedimentos colectivos não têm direito de recurso da decisão e o conceito deste tipo de despedimento é considerado restritivo.

Barbosa de Oliveira, do executivo da UGT, garante que esta central sindical sempre defendeu a transposição da directiva comunitária que garante mais direitos aos trabalhadores do que a actual legislação laboral portuguesa.
A UGT diz que resta ao Governo corrigir o que está mal. Já Joaquim Dionísio, responsável pelo gabinete jurídico da CGTP, refere que a Intersindical alertou o Governo, durante a discussão do Código de Trabalho, para a desconformidade entre a legislação portuguesa e a directiva comunitária, mas o Governo não aproveitou a oportunidade.
O dirigente sindical considera que, face a esta decisão do Tribunal Europeu, resta ao Governo alterar o Código de Trabalho e transcrever a directiva.
A directiva comunitária, que data de 1998, permite aos trabalhadores abrangidos pelo despedimento colectivo recorrerem da decisão a nível administrativo e/ou judicial. A directiva tem como objectivo proteger os trabalhadores despedidos, desde que não sejam responsáveis pelo fim do contrato de trabalho.