quinta-feira, novembro 30

UM NOVO ESTUDO

6 de Dezembro: ISHST apresenta estudo sobre potencialidades da ergonomia na prevenção de riscos profissionais

«Potencialidades da análise ergonómica do trabalho na construção de uma prevenção integrada e participada» é o título do livro recentemente editado pelo ISHST no âmbito da sua linha editorial especializada na temática de prevenção de riscos profissionais que vai ser apresentado numa sessão a realizar no próximo dia 6 de Dezembro, no Porto.

O evento vai decorrer no auditório da Associação Empresarial de Portugal, pelas 17h00 e conta com a presença da autora, Maria Manuela Massena.

Para consultar o programa da sessão, clique aqui.

Os interessados em participar poderão fazê-lo mediante o preenchimento e envio da ficha de inscrição, até 5 de Dezembro, para os faxes 217927083/84.

Sinopse do estudo

Este trabalho visa ser um contributo para o debate de ideias, em Portugal, sobre as políticas e práticas actuais de prevenção dos riscos profissionais e concepções doutrinais que lhes subjazem, e um ponto de partida para a mudança necessária no sentido da construção da prevenção integrada e participada, consubstanciada na filosofia veiculada pelo quadro normativo da Directiva-Quadro 89/391/CEE. Ao evidenciar as ligações frutuosas entre a análise ergonómica do trabalho e a formação, pretende, também, deixar um testemunho para o repensar das práticas formativas.

NOVO BLOGUE APARECE NA MAIA

O BEM COMUM saúda o blogue:


http://www.cidadaniamaia.blogspot.com


do Vereador Mário Nuno Neves.


Deseja as maiores felicidades, e que contribua para o debate leal e aberto. Temos diferenças de opinião mas não deixamos de louvar a iniciativa.

SORRISOS






UMA INFORMAÇÃO

De 2 de Dezembro a 10 de Dezembro, o bloguista Joaquim Armindo, visita um país estrangeiro, em viagem profissional, pelo que não estará cá pelo blogue.


No entanto, o blogue continuará a sua actividade




A Associação de Municípios do Vale do Ave (AMAVE) em conjunto com a Associação das Colectividades Têxteis Europeias (ACTE) vai realizar uma Conferência Internacional sobre Imigração, denominada por INCLUA – Trabalhando Juntos para a Inclusão dos Imigrantes, a decorrer em Guimarães, no Cento Cultural Vila Flor, nos dias 3, 4 e 5 de Dezembro. Esta Conferência conta com a presença de mais de 20 cidades dos Países como Portugal, Espanha, Itália, França e Polónia e é financiada pela Comissão Europeia.

A Associação Mininos di Rua foi convidada para aqui expor a sua exposição "Sorrisos" onde ficará aberta ao público de 3 a 5 de Dezembro.

O valor destas vendas revertem a favor da Associação Mininos di Rua.

As fotografias são todas de crianças da Ilha do Sal, em Cabo Verde. Umas na escola, outras de rua. São vinte fotografias em exposição.

A exposição é de fotografia e poesia. Cada imagem, tem um poema, que foi feito para essa fotografia, para essa criança, para esse sentir.

As fotografias são da autoria de:

Helena Paixão

Manuela Sá-Carneiro

Nuno Sousa

Os poemas são da autoria de:

Elisabete Simões

Deixamos aqui também o site onde poderão ver algumas das muitas fotografias tiradas para a exposição "Sorrisos":

Nuno de Sousa - <http://www.olhares.com/Nalex>
Helena Paixão - < http://www.olhares.com/Lenex>
Manuela Sá Carneiro - < http://www.olhares.com/Poborska>

A Associação tem por fim a promoção do desenvolvimento económico, social, educacional e cultural dos PALOPS, bem como a prestação de ajuda humanitária aos cidadãos e habitantes dos mesmos.

Tem sede na Praça do Bom Sucesso, nº 61, sala 1010, 4150-146 Porto. Tem o nº Provisório de Identificação P 507 857 038


quarta-feira, novembro 29

AS PALMEIRAS NA FOZ


Uma vista espectacular das palmeiras da Foz

Se é apreciador de arte não perca






Obras de José de Guimarães, Graça Morais, Júlio Resende, Álvaro Lapa, Arpad Szénes, António Joaquim, Mário Cesariny, Cruzeiro Seixas, Noronha da Costa, Nikias Skapinakis, Cutileiro, entre muitos outras, estarão expostas a partir de amanhã, nas instalações da Livraria Lello, no Porto.

Apesar de ser um magnífico espaço normalmente coberto de livros, a "Lello", de quando em vez, opta também pela divulgação de outras áreas culturais. Neste caso específico, trata-se de uma exposição/venda que inclui nomes importantes da pintura e da escultura contemporâneas.

O destaque vai, por exemplo, para um óleo, "Pássaro", de Cesariny, datado de 1979 ou para uma aguarela de Resende realizada em 1972.

Mas também não se poderá ignorar um óleo de Álvaro Lapa, datado de 1999, que é, aliás, a obra mais valiosa. Num total de 32 peças, entre pintura, escultura, cerâmica e serigrafias, as obras agora em exposição são originárias de uma colecção particular do Minho.

Esta exposição estará na “Lello” até ao dia 30 de Dezembro e será a mais importante até hoje realizada naquele espaço.

"Trata-se de um conjunto de nomes que são importantes e fundamentais na nossa arte contemporânea. Além do mais, a maioria das obras que aqui estarão expostas são já antigas e muitas delas pertencem a fases consideradas raras”.

"São duas áreas compatíveis e complementares, porque quem gosta de livros gosta, naturalmente, de arte".

O VOTO SIM, O VOTO NÃO



Cavaco Silva decidiu convocar o referendo sobre a interrupção voluntária da gravidez.

A consciência não é referendável. Temos estas leis, teremos outras.


O QUE SE ESPERA É QUE OPOVO PORTUGUÊS DECIDA EM CONSCIÊNCIA

Se for não, continuará a existitem mulheres que interropem a gravidez, clandestinamente.

Se for sim, as mulheres não serão penalizadas, esperemos pelo debate. BEM COMUM está aberto a ele.

2º Ciclo de Seminários Temáticos iniciou-se
Eco-eficiência em discussão
Temas como a Eco-eficiência, Sistemas de Gestão, Higiene e Segurança no Trabalho, Gestão de Energia, Sistema de Gestão de Energia, Ruído Ambiental e Ecoempresas estiveram em debate, na passada quarta-feira. Tratou-se do início do segundo ciclo de seminários organizado pelo Conselho Empresarial do Entre Douro e Vouga e EDV Energia.


Vera Tavares

Na passada quarta-feira, teve início o segundo ciclo de seminários temáticos do projecto Ecoempresas, onde foram debatidas várias matérias no âmbito do EDV Eco-Eficiente, numa organização do Conselho Empresarial do Entre Douro e Vouga (CEDV) e da EDV Energia.
No primeiro painel, Mónica Oliveira, da Universidade de Aveiro, apresentou um vasto trabalho sobre o que é a Eco-eficiência, enquanto Pedro Fernandes, prelector da Universidade Católica Portuguesa, falou sobre sistemas de gestão e pelo CATIM. Por seu turno, Mónica Henriques debruçou-se sobre a Higiene e Segurança no Trabalho e Fernando Gualter, pela empresa Salvador Caetano, falou de Gestão de Energia.
No segundo painel, com Vítor Lopes, do EDV Energia, a discussão esteve centrada nos Sistemas de Gestão de Energia. Um outro tema foi o Ruído Ambiental trazido por Anabela Neves, do CTC. Neste painel, ainda, Cláudio Pedro, da empresa Kupper & Schmidt, debateu novamente Sistemas de Gestão e, a finalizar, Paula Neto, da empresa Alberto J. Tavares, apresentou tudo o que compõe o Ecoempresas.

Programa abrange 10.000 PME’s
A eco-eficiência é, actualmente, uma importante marca diferenciadora para as empresas numa economia global, de mercados cada vez mais abertos e competitivos.
O programa Ecoempresas promove a adopção de práticas eco-eficientes no tecido empresarial do Entre Douro e Vouga (EDV) e tem como principal objectivo o reconhecimento internacional da região como modelo de referência na eco-eficiência empresarial.
O programa Ecoempresas é destinado a mais de 10.000 PME’s da região do EDV e tem como principais eixos de actuação as actividades de consultadoria, formação e informação.
Importa, assim, contextualizar que o EDV Eco-Eficiente é uma actividade inserida no programa Ecoempresas e apresenta três ciclos de intervenção, de tipologia formação/acção, e permitirá às empresas aderentes usufruírem de 105 horas de apoio gratuito nas áreas da eco-eficiência empresarial.
Cada acção é composta por 80 horas de formação/acção em ambiente de trabalho e 25 horas destinadas a seis seminários e uma visita técnica.

Projecto iniciou-se a 25 de Janeiro e terminará no final do ano
O projecto teve início a 25 de Janeiro último, com adesão de 20 empresas. Durante cinco meses, técnicos especializados deslocaram-se às empresas para, em colaboração com técnicos da própria unidade empresarial, determinarem pontos de melhoria no que diz respeito a todas as áreas de eco-eficiência. Este método de formação/acção, em ambiente de trabalho, não só permite determinar rapidamente pontos de acção, como também dotar os técnicos de experiência e conhecimentos para uma monitorização futura, tendo em vista a melhoria contínua.
Devido à elevada afluência de empresas com intenção de integrar o projecto decidiu-se realizar, simultaneamente, o segundo e terceiro ciclos, com um total de 55 empresas. Esta fase do projecto teve início em Junho último e decorrerá até ao final deste ano.

-----------

Eduardo Costa

Presidente do CEDV

“Volvido este tempo, temos vindo a fazer um balanço na eco-eficiência. É-nos grato perceber que estão a entender a tentativa de aproximação do mercado mundial e que o Entre Douro e Vouga é a região que mais exporta. É, ainda, a NUT com maior potencial exportador. O exemplo de tudo isto foi o sucesso do último congresso internacional. Para surpresa nossa, organizadores, a adesão dos empresários superou as expectativas. Tínhamos preparado o congresso para 60 empresas e tivemos cerca de 180. Nesses três dias percebemos que o tecido empresarial está com uma atitude activa e com muito empenhamento. No EDV, temos a ambição de uma região-modelo, empresas sensibilizadas para a Eco-eficiência e isto tudo leva-nos à necessidade de observar. É num futuro próximo que vamos perceber o investimento que fizemos.
Temos que viver sem hipotecar o futuro! As empresas e regiões que saibam viver na Eco-eficiência são as que vão sobreviver. Temos que continuar a ser a região que mais exporta e representando-se da melhor forma. Só teremos sucesso se as coisas funcionarem. Obrigado por defender esta causa. Mantenham as vossas empresas activas, porque a globalização não é um ‘bicho papão’ ”.

terça-feira, novembro 28

Rua do Passeio Alegre




Oportunidades em matéria de ensino e formação profissionais






As oportunidades que a UE proporciona aos seus cidadãos de poderem viver, estudar e trabalhar noutros países constituem um contributo essencial para a compreensão multicultural, o desenvolvimento pessoal e a realização de todo o potencial económico da UE. Todos os anos, mais de um milhão de cidadãos comunitários de todas as idades beneficiam de programas subvencionados pela UE nas áreas da educação, da formação profissional e do reforço da cidadania.

O programa de trabalho «Educação e Formação 2010» da União define o enquadramento da cooperação política nacional e comunitária, e um plano de acção integrado constitui a base dos programas financiados pela UE para o ciclo de financiamento de 2007-2013. Em ambos se reconhece o papel central do ensino e da formação superiores e profissionais na agenda comunitária a favor do emprego e do crescimento, bem como a sua dimensão social vital. Com efeito, a educação e a formação melhoram a compreensão de certos valores como a solidariedade, a igualdade de oportunidades e a participação social. Existe, ainda, uma relação positiva entre estes dois domínios e a saúde, o ambiente, a qualidade de vida geral e os níveis de criminalidade.

A aprendizagem ao longo da vida desempenha um papel central na realização destes objectivos e a UE financia iniciativas nos Estados-Membros orientadas para estabelecimentos de ensino e estudantes, através de um programa de aprendizagem ao longo da vida.

O programa tem quatro vertentes principais, que estão abertas a pessoas de todas as idades e, em certos casos, a estudantes, professores e estabelecimentos de ensino também de outros países, em especial países vizinhos da UE ou países que tencionam aderir à UE:
• Leonardo da Vinci, que apoia financeiramente acções de formação profissional, sobretudo estágios de jovens trabalhadores e formadores em empresas situadas fora do respectivo país de origem, e projectos de cooperação que associem estabelecimentos de formação profissional e empresas. O seu objectivo é conseguir 80000 estágios por ano até 2013.
• Erasmus, que financia acções de mobilidade de estudantes e de cooperação universitária. Cerca de 150 000 estudantes beneficiam anualmente deste programa. Existe também um programa Erasmus Mundus, que permite todos os anos a cerca de 2 000 estudantes e académicos do mundo inteiro a obtenção de um mestrado na sequência de cursos que envolvem consórcios de pelo menos três universidades europeias.
• Grundtvig, que financia programas de educação para adultos, especialmente sob forma de parcerias, redes e acções de mobilidade transnacionais. O seu objectivo é financiar anualmente mobilidade para 7 000 pessoas até 2013.
• Comenius, que financia a cooperação entre os estabelecimentos de ensino e os seus professores, tendo por objectivo envolver três milhões de alunos entre 2007 e 2013.
• Há igualmente fundos para promover a cooperação política, a aprendizagem de línguas e a aprendizagem em linha, bem como a divulgação e o intercâmbio de boas práticas.

A UE apoia ainda a formação profissional através do Cedefop, o Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional, em Salónica. O Cedefop faculta um conhecimento científico e técnico em áreas específicas e promove o intercâmbio de ideias entre parceiros europeus.

CONVITE

A Direcção da Galeria Geraldes da Silva e os artistas brasileiros Totonho e Bida, têm a honra de convidar Vª Ex.ª, família e amigos a visitarem a Exposição de Arte «Semeando Sonhos, Re/criando Realidades», cuja inauguração terá lugar na Galeria Geraldes da Silva, sito na Rua Santo Ildefonso, 225/229, nos dias 01 (Sexta) e 02 (Sábado) de Dezembro de 2006.

A Direcção

Galeria Geraldes da Silva

INTERVENÇÃO DOS LEITORES

Anonymous deixou um novo comentário sobre a sua postagem "INTERVENÇÃO DOS LEITORES":

Aos Senhores do blogue:

Por vezes leio as coisas deste blogue e deparo não raras vezes com queixas dos autores de que são insultados por pessoas anónimas.

Eu não tenho blogue, bem que gostava, pois não tenho possibilidades de ter um computador nem internete em casa. Só posso utilizar de vez em quando porque visito um amigo aqui no Louriçal que tem e por amizade mostra-me as últimas.

Escrevo isto porque, como também é opinião do meu amigo Durval, essa coisa dos insultos acontece também com amigos dele que tem blogues. Acontece que num deles o dono veio a saber por mero acaso, acho que por se dar bem com o que o insultava, que quem lhe enviava os insultos e até ameaças eram dois ou três amigos e conhecidos que gozavam à farta com ele e depois chegavam ao cúmulo de lhe baterem nas costas e escreverem que compreendiam e achavam uma indignidade o que lhe estavam a fazer. Riam-se dele à gargalahda. Não esperavam era que ele por um mero acaso descobria como veio a acontecer.

Por isso meu Senhor eu se fosse a si, digo eu não por ter estudos mas porque os anos de uma vida já longa me dizem é que desconfie e ponha à prova primeiro aqueles de quem nunca suspeitaria, aqueles que são sempre os primeiros a confortá-lo e a apoiá-lo. Cuidado que podem ser mesmo esses os pilatos que troçam de si, atiram a pedra e escondem a mão.

muita sorte

antónio meireles
Louriçal

CRÓNICA PUBLICADA NO PRIMEIRO DE JANEIRO

Crónica publicada no Jornal O Primeiro de Janeiro, da autoria de Joaquim Armindo, em 21/11/2006


MOSCADEIRO

A CARTA EDUCATIVA

Para o comum cidadão do concelho da Maia aceder a documentos importantes, como a Carta Educativa, é tarefa nada fácil. Discutida e analisada por políticos, eleitos, e, pelos vistos, não participativos, e por alguns técnicos, ela aparece como uma névoa para aqueles a quem é destinada, os clientes, isto é, as cidadãs e os cidadãos, que elegem, e depois são esquecidos em matérias tão importantes. Para verificar o sistema fundamental que nos rege sob o ponto de vista da educação, a carta educativa, procurei o sítio da câmara onde o esperava encontrar, dado não ser, agora, um privilegiado, que já fui, quando eleito, e ser um normal cidadão, filiado num partido, mas que só trata estas questões ao nível dos “bem pensantes”. Sem informação correcta, pude aperceber-me da inocuidade daquele portal informativo. Nada, mas mesmo nada, até tendo em atenção a entrega ou não do documento à Direcção Regional da Educação do Norte, silêncio absoluto sobre uma questão que interessa ao colectivo da Maia, protagonizado pela cidadania que existe ou não, as maiores vezes desta forma, dada a incapacidade dos governantes em analisar e discutir estas matérias tão importantes, que enformam o nosso colectivo comum. Face a estas faltas, não desculpáveis, como entrar na discussão, o que é um meu direito, pública, eis a questão mais difícil. Para já, sei que o meu partido a “monossilabou” em reunião para o efeito, a que, por motivos profissionais, não pode comparecer. Mas um dado curioso retive, é que nessa reunião extraordinária estava só representado o ministério da educação, como se ele retivesse o monopólio da educação. Aliás as recentes alterações orgânicas nos ministérios da educação e do trabalho e solidariedade, com a formação da Agência Nacional para a Qualificação, vai posicionar a presente carta educativa, em vigor na Maia, como obsoleta, porque não tem em consideração as grandes alterações programáticas ao nível do Plano Nacional do Desenvolvimento Sustentável, e linhas seguidoras do mesmo.

Importa, primeiramente, referir que quaisquer inserções ao nível educativo terão forçosamente uma componente de formação profissional, e que os números apontados pelo governo da nação, referem que até 2010, cinquenta por cento dos jovens seguirão carreiras tecnológicas, um milhão de activos serão requalificados segundo a dupla certificação (académica e profissional), no âmbito do Reconhecimento e Validação de Competências (RVCC), carecem do interesse dos cidadãos e da sua mobilização, o que se faz, forçosamente, por uma sua envolvência determinante, contando com todos os actores desta arquitectura, os políticos, também, mas as empresas, as escolas, os centros de formação, os sindicatos, as forças vivas de cada comunidade. Não parece, porém, que tal tenha acontecido neste concelho da Maia. Reduzir tão urgente tarefa, de desígnio nacional, a franjas, importantes, sem dúvida, da máquina impiedosa do ministério da educação, mais meia dúzia de poderes políticos, será a falência de qualquer projecto deste tipo. Tão só porque tais forças não representam o pulsar da sociedade, e quando pensam, possuem um défice, de conhecimento, e a sua inércia é tão violenta que tem o condão de reduzirem a cinzas, o que seria um bom princípio. A democracia cívica e participativa, dos que devem participar neste consenso alargado é coarctada, porque não se situa adentro da realidade propulsora de dotar o concelho e o país, das estruturas humanas que carece, dado desde logo decepar aqueles que deveriam conduzir os eleitos, na exacta medida das suas expectativas e correspondentes sujeitos de uma nova ordem económica, cultural e cívica.

A sonegação, ou falta de informação, sobre as linhas mestras de actuação por parte dos responsáveis da câmara da Maia do documento, hoje já obsoleto, é paradigmático das atitudes de quem detêm os poderes, nomeadamente políticos. E isso não é transparência, nem mobilização, é reduzir o pensamento a uns tantos, que da “poda” parecem perceber pouco.

Uma Carta Educativa, primeiro para a região norte, depois para o concelho da Maia, nunca poderá centrar-se na actuação preponderante dos ditames educativos somente, mas nos pressupostos, quiçá determinantes, das forças empresariais e das práticas envolventes, na história e no futuro, e isso passa pela determinação de todas as forças envolvidas e nos pactos sobre esta matéria. Reduzir a educação a escolas desenraizadas, e que não têm produzido cidadania, e, consequentemente, desenvolvimento, não sustentável, é continuar um erro, que vai atrasar o país, mais umas dezenas de largos anos. A Carta Educativa elaborada, mesmo sem conhecer o seu conteúdo, já está caduca, porque ignora, o pilar fundamental, do primado da formação profissional, constante da sua reforma, “Propostas de Reformas para a Formação Profissional”, de 23 de Outubro de 2006, e que está em discussão. Só por isto é legítimo afirmar sua inoperacionalidade, e da necessária revisão, que aliás deverá ser um acto permanente. Esquecer, ou propositadamente ignorar, que as cartas deste tipo ou têm em consideração os sistemas de educação e formação profissional, ou mesmo os informais, dentro de uma grande envolvente que é o Desenvolvimento Sustentável ( e nunca sustentado!), é caminhar para o regresso a contínuas formas de pensamento sem futuro. Espero bem, que enquanto cidadão maiato, os responsáveis coloquem a Carta Educativa do concelho, disponível, para que este humilde cidadão possa ter acesso a documentos desta importância e opinar sobre ela.

Joaquim Armindo

Membro da Comissão Política do PS da Maia

jarmindo@clix.pt

http://www.bemcomum.blogspot.com

Escreve esta crónica quinzenalmente.

segunda-feira, novembro 27

Falar de Trás-os-Montes e Alto Douro




Lobrigos - Santa Marta de Penaguião


Há quem tenha decidido "indilgar" da vida, deixar de "atabuar-se" para não passar o tempo a "canear". Se tudo isto lhe parece estranho e sem sentido fique a saber que estas palavras fazem parte do falar de Trás-os-Montes e Alto Douro cujo dicionário, da autoria de Vítor Fernando Barros, é lançado amanhã.

Fique então a saber que 'indilgar da vida' é tratar de vida, que 'atabuar-se' é empanturrar-se e que 'canear' é cabecear com sono.

"O Dicionário do falar de Trás-os-Montes e Alto Douro" regista uma recolha vocabular, a mais exaustiva de todas as recolhas efectuadas até ao presente de vocábulos em uso ou já usados na região a que se refere.

Este dicionário, explica o autor, "procede de fontes diversas", desde aquelas que a minha vivência em Trás-os-Montes outrora forneceu, passando pelo trabalho de campo desenvolvido, até ao trabalho informático e à consulta das obras referenciadas na bibliografia".

Mas, diz Vítor Fernando Barros, "este trabalho não esgota, obviamente, a riqueza do falar transmontano e altoduriense". A obra aparece organizada nos moldes de um dicionário tradicional mas " sem preocupações etimológicas".

Tudo isto "para que não se percam certas particularidades locais e, com elas, uma importante fonte linguística e etnográfica, procurando atenuar a erosão dos falares locais e contribuir para a sua autodefesa".

O autor deste dicionário explica na nota introdutória à obra, as diferenças entre dialectos e falares.

"Dialecto é, um sistema de sinais que se afasta de uma língua comum; regra geral, confinado a um espaço geográfico bem delimitado, sem se distinguir profundamente de outros dialectos da mesma origem. Quanto ao falar este é uma variedade regional da língua norma, sem o grau de coerência do dialecto, normalmente coincidente, em termos relativos, com a área administrativa. Dito de outro modo a distinção entre dialecto e falar faz-se atendendo ao grau de afastamento em relação à língua padrão".

Presépios artesanais






Muitos dos melhores artistas nacionais foram convidados a abordar, através da sua arte, o nascimento de Jesus. O resultado – tão rico como diversificado – são várias centenas de presépios oriundos de Norte a Sul de Portugal, fruto de diferentes gerações de artistas, que abordaram o tema em materiais tão diversos como barro, madeira, cortiça e pasta de papel, que podem ser vistos, até ao final do mês, no novo espaço de «A Arte da Terra», em Lisboa.

Dever-se-á a São Francisco de Assis, a origem do presépio, quando – em 1223 – o santo decidiu reproduzir o nascimento de Jesus, com um presépio edificado no bosque da sua aldeia, na Terra Santa.

Quase oitocentos anos depois, foram muitas abordagens artísticas pelo mundo, porque o tema do nascimento de Jesus sempre foi intensamente vivido pelas comunidades artísticas dos vários pontos do globo. Portugal não fugiu à regra, e o espólio artístico português comprova a riqueza das abordagens, as diferentes visões e influências artísticas.

A não perder.

INTERVENÇÃO DOS LEITORES

Fernando Moreira de Sá deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Mensagens Anónimas":

Caro Amigo Joaquim Armindo:

Não vale a pena perder tempo com anónimos e ainda mais com alguns que são como o gato: "anónimos com o rabo de fora...". Eu já nem ligo. Faça como eu,ignore - tenho a certeza que isso ainda os irrita mais.

Um abraço solidário!

COMENTÁRIO:

Muito obrigado, a solidariedade não é palavra vã.


A NOSSA HOMENAGEM A Mário Cesariny de Vasconcelos




PASTELARIA

Afinal o que importa não é a literatura
nem a crítica de arte nem a câmara escura

Afinal o que importa não é bem o negócio
nem o ter dinheiro ao lado de ter horas de ócio

Afinal o que importa não é ser novo e galante
- ele há tanta maneira de compor uma estante

Afinal o que importa é não ter medo: fechar os olhos frente ao precipício
e cair verticalmente no vício

Não é verdade rapaz? E amanhã há bola
antes de haver cinema madame blanche e parola

Que afinal o que importa não é haver gente com fome
porque assim como assim ainda há muita gente que come

Que afinal o que importa é não ter medo
de chamar o gerente e dizer muito alto ao pé de muita
gente:
Gerente! Este leite está azedo!

Que afinal o que importa é pôr ao alto a gola do peludo
à saída da pastelaria, e lá fora – ah, lá fora! – rir
de tudo

No riso admirável de quem sabe e gosta


ter lavados e muitos dentes brancos à mostra

Nobilíssima Visão (1945-1946), in burlescas, teóricas e sentimentais (1972)



A Junta Paroquial de S. João Evangelista tem o prazer de convidá-lo(a) a visitar a Venda de Natal, que terá lugar no Ginásio do Torne (Rua 14 de Outubro, 264, Gaia) a partir das 15 horas do próximo Sábado dia 2 de Dezembro.

BAZAR DE NATAL - 2 de Dezembro

Artesanato - Artigos para o Lar - Compotas - Vinhos - Mercearia

Livros - Plantas - Lanches - Jantares - Bolos Caseiros - Espaço Infantil

BEM COMUM CONTINUA A CRESCER

Este mês de Novembro o blogue BEM COMUM e, relativamente, ao mês anterior do ano de 2005, cresceu já mais 100%, e situa-se muito perto de bater mais um recorde na sua vida, o mês com mais visitas.


Obrigado a todas e todos os leitores, mesmo para aqueles que me insultam!



INTERVENÇÃO DOS LEITORES

Batuíra deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Mensagens Anónimas":

Perdoai, para que Deus vos perdoe

A misericórdia é o complemento da brandura, porquanto aquele que não for misericordioso não poderá ser brando e pacífico. Ela consiste no esquecimento e no perdão das ofensas. O ódio e o rancor denotam alma sem elevação, nem grandeza. O esquecimento das ofensas é próprio da alma elevada, que paira acima dos golpes que lhe possam desferir. Uma é sempre ansiosa, de sombria susceptibilidade e cheia de fel; a outra é calma, toda mansidão e caridade. Ai daquele que diz: nunca perdoarei. Esse se não for condenado pelos homens, sê-loá por Deus. Com que direito reclamaria ele o perdão de suas próprias faltas, se não perdoa as dos outros? Jesus nos ensina que a misericórdia não deve ter limites, quando diz que cada um perdoe ao seu irmão, não sete vezes, mas setenta vezes sete vezes.

Há, porém, duas maneiras bem diferentes de perdoar: uma, grande, nobre, verdadeiramente generosa, sem pensamento oculto, que evita, com delicadeza, ferir o amor próprio e a susceptibilidade do adversário, ainda quando este último nenhuma justificativa possa ter; a segunda é a em que o ofendido, ou aquele que tal se julga, impõe ao outro condições humilhantes e lhe faz sentir o peso de um perdão que irrita, em vez de acalmar; se estende a mão ao ofensor, não o faz com benevolência, mas com ostentação, a fim de poder dizer a toda gente: vede como sou generoso! Nessas circunstâncias, é impossível uma reconciliação sincera de parte a parte. Não, não há aí generosidade; há apenas uma forma de satisfazer ao orgulho. Em toda contenda, aquele que se mostra mais conciliador, que demonstra mais desinteresse, caridade e verdadeira grandeza dalma granjeará sempre a simpatia das pessoas imparciais.

INTERVENÇÃO DOS LEITORES

Mário Nuno Neves deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Mensagens Anónimas":

Os assuntos, de carácter anónimo, que o Eng. Joaquim Armindo é objecto significam, em simultâneo, que ele incomoda porque tem razão e que os seus detractores são uns covardes e mal formados.

COMENTÁRIO:

Não são muitos os solidários. Mas existem alguns, até com quem não estou de acordo muitas vezes.

Muito obrigado Mário Nuno Neves, o seu gesto é merecedor da minha gratidão.

domingo, novembro 26

Mensagens Anónimas

Até agora não me pronunciei sobre as mensagens anónimas escabrosas que o meu extraordinário amigo Joaquim Armindo vem recebendo, mas acho que as coisas já ultrapassaram todos os limites do bom senso e da paciência humana e até da divina.

Não podemos tolerar mais esta situação.

O BEM COMUM é um blog que dá voz a todos os cidadãos e cidadãs de boa vontade porque todos devemos ser livres de expressarmos o nosso pensamento. Mas não é um meio para que gente, que se acoberta pelo anonimato, possa injuriar as pessoas de bem que livremente expressam as suas convicções. Fazem-no no anonimato porque não têm a coragem, a honradez e o carácter de se identificarem. Fazem-no no anonimato porque sabem que o que dizem é completamente falso.

O Eng. Joaquim Armindo, meu AMIGO de sempre, é um homem simples, conhecido e respeitado por todos pela sua integridade de carácter, pela sua honestidade, pelo seu carácter invejável, pela forma dedicada, verdadeira, justa e leal como comanda a sua vida ao serviço dos outros. Um politico honrado e íntegro. É dotado de elevadas qualidades humanas, pessoais e profissionais, e um cristão exemplar que tem a vontade de Jesus como prioridade máxima da sua vida, completamente fiel ao evangelho.
Vive para os outros, esquecendo-se muitas vezes de si próprio. Os Maiatos são testemunhas de que nenhuma situação de injustiça ficou, fica ou ficará por denunciar.
O Eng. Joaquim Armindo é aquele amigo que, sem se dar conta, está ao nosso lado sempre que precisamos, oferecendo-se voluntariamente para ajudar ou para o que for preciso.

É a este amigo que incito a continuar a caminhada de fidelidade ao evangelho, não se deixando esmorecer pelas vicissitudes da vida. É este amigo que quero que saiba que estou e estarei sempre ao seu lado para enfrentarmos todas as adversidades.
Tenho muito orgulho e sinto-me muito honrada de O ter como meu melhor AMIGO.
Obrigada, AMIGO, por existires.

Lurdes Gomes

NOVO CAMINHO - MOVIMENTO MAIATO DE INTERVENÇÃO CIVICA

Exmo. Senhor Responsável pelo blog "Bem Comum",

Remetemos as bases programáticas do Novo Caminho - Movimento Maiato de
Intervenção Cívica, que irão ser apresentadas para discussão e análise dos
fundadores, na assembleia constituinte que se realizará brevemente.
Estas bases não estão fechadas, pretendendo nós receber mais propostas em
termos de princípios.
Informámos que nada temos a ver com partidos políticos nem com dissidências
entre autarcas. Como é costume agora dizer-se "estamos noutra".
Consideramos que os partidos políticos são importantes mas que não esgotam
nem as potencialidades de intervenção dos cidadãos nem a possibilidade de
submissão a processos electivos autárquicos.

Com os melhores cumprimentos,

António Carvalho
Novo Caminho - Movimento Maiato de Intervenção Cívica

Princípios Programáticos a serem debatidos em Assembleia Constituinte:

O NC-MMIC é uma organização cívica, formada por cidadãs e cidadãos, que
acreditem que a democracia é o sistema político que mais favorece o
desenvolvimento civilizacional e que os valores "liberdade", "igualdade" e
"fraternidade" possuem valia universal.

O NC-MMIC é uma organização cívica, formada por cidadãs e cidadãos, que
acreditam que o Concelho da Maia deve governado através da participação
directa dos munícipes nos processos de decisão dos seus representantes,
através de todos os mecanismos e instrumentos de democracia directa, como
por exemplo o referendo municipal e o referendo de freguesia.

O NC-MMIC é uma organização cívica, formada por cidadãs e cidadãos, que
acreditam que a prioridade dos investimentos de natureza pública devem ser
dirigidos para o incremento do nível da formação dos cidadãos, muito
especialmente para o universo escolar, promovendo a absoluta interligação da
autarquia, das escolas, dos alunos, dos professores e das famílias.

O NC-MMIC é uma organização cívica, formada por cidadãs e cidadãos, que
acreditam que a solidariedade social é o meio mais eficaz de combate à
exclusão, e que a todos devem ser proporcionadas condições que salvaguardem
uma vida com dignidade.

O NC-MMIC é uma organização cívica, formada por cidadãs e cidadãos, que
acreditam que a protecção e preservação ambiental representam deveres
inalienáveis de cidadania.

O NC-MMIC é uma organização cívica, formada por cidadãs e cidadãos, em que
as propostas de intervenção cívica podem ser efectuadas por qualquer dos
seus membros e que as decisões são tomadas em assembleia geral.

O NC-MMIC é uma organização cívica, formada por cidadãs e cidadãos, que
acreditem que o voluntariado é a forma mais sadia de participação social.

O NC-MMIC é uma organização cívica, formada por cidadãs e cidadãos, de
carácter laico e apartidário, sendo a única condição de admissão exigida a
vontade de contribuir para o desenvolvimento integral do Concelho da Maia.

O NC-MMIC é uma organização cívica, formada por cidadãs e cidadãos, que não
visam o combate político contra as formações partidárias existentes, mas sim
disponibilizar respostas cívicas que estas não têm sabido proporcionar aos
munícipes, mesmo que estas impliquem participar activamente nos processos
eleitorais autárquicos.

INTERVENÇÃO DOS LEITORES

Fernando Moreira de Sá deixou um novo comentário sobre a sua postagem "11/26/2006 10:34:00 AM":

Caro J. Armindo,

Não sei se o movimento é de direita ou esquerda. Nem conheço as pessoas. A informação chegou via mail, devidamente identificado. Aliás, uns pensam que é de esquerda (bloco e PS) outros pensam que é de direita (PSD-CDS). Francamente, não sei.

Cumprimentos

COMENTÁRIO:

Muito obrigado Fernando Moreira de Sá. Eu também, penso, não conhecer. Logo que o tal movimento apareça cá estaremos, nós e o Intervenção Maia, para comentar, e, certamente, por ópticas diferentes, mas todos querendo o melhor para a Maia.

INTERVENÇÃO DOS LEITORES

Anonymous deixou um novo comentário sobre a sua postagem "11/26/2006 10:34:00 AM":

O autor do presente post está redondamente enganado quanto ao facto do novo movimento cívico ter a sua génese na direita. A maior parte dos seus membros promotores que tiveram experiência partidária foi na dita esquerda que a viveram.
Não é com análises primárias desta natureza, como o presente autor do post faz, mesmo sem ter elementos concretos sobre nós, como ele próprio afirma, que o debate democrático se enriquece.
Este movimento bate-se pela igualdade: igualdade de oportunidades, igualdade na capacidade de intervenção cívica e igualdade no respeito pela opinião alheia.
De qualquer forma não entendemos, a não ser por perversão analítica propositada, é que o autor do post retirou as conclusões que publicitou.
Caro autor...a defesa da democracia directa, num contexto municipal, nuca foi, nem será, uma bandeira da direita.

António Carvalho

COMENTÁRIO:

Não sei, nem conheço, ou penso que não conheço, dado que o nome não me é estranho!, os promotores deste movimento. Também não sei as suas ideias. No entanto:

1.º- Na política o que parece, é, e o texto que li no Intervenção Maia, dita que a direita anda por cá;

2.º- Fala-se na democracia directa, que eu não sei o que é, se querem dizer democracia participativa, então tudo muda de figura;

3.º - A democracia directa tem laivos de estado novo, e com essa não posso estar de acordo;

4.º - No próprio texto que li, existem conotações com a direita, que tem todo o direito de formar os movimentos que entender;

5.º- Não sou contra os movimentos cívicos, antes pelo contrário, sou da APRIL, um movimento cívico actuante;

6.º- O facto de nada teren enviado para este blogue é indiciador do seu percurso...

7.º- Mas cá estamos para ver, e se me enganei, darei, como sempre, a mão à palmatória.


AMNISTIA INTERNACIONAL


La premio Nobel de la Paz se dirige a Amnistía
Shirin Ebadi, activista iraní y premio Nobel de la Paz 2003, agradece tu apoyo a Amnistía Internacional en su campaña contra la lapidación. Shirin trabaja para conseguir cambios en Irán por un mayor respeto a los Derechos Humanos.

Si aún no has firmado nuestra petición, hazlo ahora, sólo tienes que hacer clic aquí


¡Para ver el vídeo haz clic aquí!

Novo Caminho - Movimento Maiato de Intervenção Cívica

O blogue Intervenção Maia anuncia a criação do Novo Caminho, Movimento Cívico, que concorrerá às próximas eleições autárquicas.

Não teve o BEM COMUM acesso a essas fontes de informação, pelo que não comentamos o seu aparecimento em tempo. Pela leitura de um comunicado publicado pelo Intervenção Maia, prevê-se que tal movimento tenha génese na direita, e por divergências, porventura insanáveis, existentes entre alguns vereadores da maioria PSD.

O BEM COMUM, embora não perfilhe os valores da direita, não deixará de comentar o aparecimento de tal movimento cívico, logo que na sua posse exista algo de mais concreto. No entanto afirmamos que se a direita dá sinais de divisão, então mais do que nunca a esquerda deve estar muito atenta, no sentido de forjar um plano alternativo e credível para apresentar aos maiatos.


UM CÓDIGO DE ÉTICA




Como todos(as) os(as) leitores(as) sabem escrevo em vários jornais artigos de opinião, pelo que reservo para eles algumas opiniões sobre factos que se vão passando na Maia.

A este propósito vem o Código de Ética, aprovado, por unanimidade, em sessão da Câmara Municipal da Maia.

Porque se trata de um documento importante, e dado, na minha opinião, pronunciar-me-ei sobre o mesmo em artigo de opinião.

CRÓNICA PUBLICADA NO PRIMEIRO DE JANEIRO

Crónica publicada no Jornal O Primeiro de Janeiro, da autoria de Joaquim Armindo, em 19/11/2006

ÁGUA VIVA

O SR. DIOGUINHO


Quem vai ao jardim do morro, em Vila Nova de Gaia, aparece-lhe um busto, o único existente nele: é o de Diogo Cassels, “benemérito da instrução”. Muitos passam e podem pensar que é mais um, mas não é. Este senhor riquíssimo, e que morreu pobre, era um cristão “protestante”, que fazia da sua vida, a dos mais pobres e com o pensamento ecuménico, que possuía, adere à Igreja Lusitana, Católica, Apostólica, Evangélica, filiada na Comunhão Anglicana. É que o sr. Dioguinho, como era conhecido, foi um homem ímpar em Gaia e em Portugal. Na sua mão um único catecismo, a Bíblia, que procurou servir até ao fim da vida, e um propósito firme, que todos a lessem, por isso fundava as escolas, antes dos templos, como é o caso do Torne, onde eu, (e o meu pai!), aprendemos as primeiras letras.

Em 7 de Novembro fez 83 anos da sua partida para o Senhor da Vida, as crianças daquela escola lá estiveram, para dizer: “Olá Sr. Diogo, Olá! /Nós viemos dizer: Bom Dia! /Olá Sr. Diogo, Olá! / Nós queremos agradecer.” Nestas pequenas frases resume-se o sentimento de todos os que tiveram o privilégio de conhecer o pensamento e a acção de Diogo Cassels, hoje tratado em teses de doutoramento, e da sua capacidade de entender o futuro. Quando a Igreja Católica a mando de uma intolerância balofa, privilegiada pelo estado novo, proibia o conhecimento, o sr. Dioguinho, dava-se como um todo ao diálogo, fundado na Bíblia, Palavra de Deus, querendo-a conhecida, de qualquer proveniência, sem proselitismos, e afirmava que o importante é que cada um vivesse a fé.

Viver, não recordar, Diogo Cassels, é querer seguir o exemplo de um santo, não canonizado, nem isso importa, muito menos a ele. Viver com ele, é seguir Jesus, porque foi o exemplo completo do que é ser cristão; apedrejado, preso e maltratado, às mãos de poderes políticos e religiosos, mas que a todos tinha no coração, porque o perdão nem sequer era palavra usada, dado que respirava a vida, vivida em constante descobrimento do Reino dos Céus.

Diogo Cassels, olá meu amigo, na comunhão dos santos. Obrigado!

Joaquim Armindo

Mestrando em Saúde Ambiental e Licenciado em Ciências Religiosas

jarmindo@clix.pt

http://www.bemcomum.bogspot.com

Escreve no JANEIRO quinzenalmente

sábado, novembro 25

OS ANÓNIMOS

Continuo a receber mensagens que, a coberto do anonimato, dizem barbaridades.

Estou em posição de referir que sempre fui e sou, cristão, socialista e de esquerda, e que não me move nada para conseguir lugares.

Por isso, às mensagens de aviso de que poderei falar sózinho, sem ninguém me ouvir, eu respondo:


AQUANDO DAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS COM O PARTIDO SOCIALISTA DA MAIA UNIDO AO CANDIDATO DO PS À CÂMARA, E UMA MINORIA DE 2 % CONTRA, AFINAL O POVO MAIATO CHUMBOU O MEU PARTIDO, E DISSE QUE ESSA MINORIA TINHA RAZÃO.

INTERVENÇÃO DOS LEITORES

Olá Sr. João Couto Lopes, boa tarde!

Vi o seu comentário no blogue Bemcomum do Eng. Armindo.

As obras dizem respeito à substituição da tubagem de água potável, drenagem de águas pluviais, infraestruturas de iluminação pública, telefones, tv cabo e requalificação da rua e passeios.
No caso concreto da intervenção de parte da rua C é a ligação de águas pluviais, que segundo apurei na sexta-feira com elementos da empresa Protágua, irá ficar provisóriamente ligada à conduta que corre ao longo de um dos passeios. Segundo a mesma fonte informativa, os passeios até sensivelmente à zona da rua 19 irão ficar arranjados. Já indaguei pelo telefone pormenores sobre o acontecido e vou por escrito dar conhecimento aos Smas e à Câmara desta observação, que só estaria ao que parece contemplada numa outra fase...
Um abraço
Pinho Gonçalves

LANÇAMENTO DO LIVRO DE ROGÉRIO SANTOS




A fonte não quis revelar – um estudo sobre a produção das notícias (Campo das Letras).


No Porto (livraria FNAC de Santa Catarina), dia 6 de Dezembro, pelas 18:30. Apresentado pelo professor Eugénio dos Santos (Faculdade de Letras da Universidade do Porto).

ONTEM CENTENAS DE MILITANTES DO PS

Ontem estive num jantar do PS do Distrito do Porto, onde centenas de militantes disseram não àquilo que o Presidente da Federação do Porto, faz, e dizia que não iria fazer.

É verdade que muitos dos que ali estavam fizeram-no por uma questão de solidariedade para com outros militantes.

Estive ali por uma questão de coerência, para com a minha presença afirmar que sou das minorias, que não corro por lugares, mas as questões de princípio são para ser afirmadas.

E na Maia, se alguém pensa que podem existir "golpes de poder", não contém comigo, sou leal e franco, e, isso sim, podem contar para um novo paradigma, onde os "perdedores" habituais face ao povo da Maia, não apareçam. Não sou por saneamentos, mas por uma discussão séria e honesta.

O PS da Maia está mal, emite maus comunicados, ao menos emite!, vamos transformá-lo, mas sem saneamentos, como me fizeram a mim.

Mais cedo do que se espera, alterações profundas podem dar-se. Cuidado, no entanto, que às vezes os "golpes" vêm donde menos se espera.

SER MULHER






Em Portugal, as estatísticas mostram que há mais mulheres do que homens, que elas estudam mais, trabalham mais. Os números também provam que são elas as maiores vítimas. Vítimas de abuso físico e psicológico, de assédio, vítimas em casa, na rua, no trabalho. Vítimas de uma violência que mancha a sociedade e que se quer, de uma vez por todas, terminada.

Foi em 1999 que a Organização das Nações Unidas designou oficialmente o 25 de Novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que convida governos e associações a organizarem actividades para dar voz ao problema. Isto porque, considera a ONU, “enquanto continuar a violência contra as mulheres não se pode falar em progresso na equidade, desenvolvimento e paz”.

Desde os anos 80 que a data é símbolo da luta pelos direitos femininos, assinalada sobretudo pelo movimento internacional de mulheres. Um dia que não foi escolhido ao acaso no calendário. Foi a 25 de Novembro de 1960 que três irmãs revolucionárias – Tereza, Patrícia e Minerva Mirabal – foram presas, vítimas de tortura e assassinadas na República Dominicana, a mando do ditador Rafael Trujillo.